Esportes Titulo
A-2 começa com só uma vaga de acesso
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
24/01/2004 | 01:43
Compartilhar notícia


   A Série A-2, campeonato estadual de acesso mais importante do Brasil, começa neste sábado à tarde, com o jogo entre Nacional e Matonense, a partir das 16h, no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.

Divididas em dois grupos, 16 equipes vão disputar a única vaga de acesso para a primeira divisão de 2005. A importância do campeonato é tanta para o futebol paulista que, dos 16 times, somente dois ainda não disputaram a Série A-1 – Rio Preto e Flamengo, de Guarulhos.

O Nacional, um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, participou do grupo de elite até 1959, quando foi rebaixado. A Matonense subiu como campeã em 1997 e foi rebaixada em 2002.

Os novos integrantes são o Botafogo (Ribeirão Preto), Internacional (Limeira), Taubaté e Araçatuba. Os dois primeiros caíram do Grupo A-1, e Taubaté e Araçatuba subiram da A-3.

Dos quatro, a Internacional foi a que chegou mais longe, ao conquistar o título paulista de 1986, que pela primeira vez ficou com um time do interior.

O Botafogo foi vice-campeão paulista de 2001. No acesso, o Botafogo vai reencontrar oficialmente, após cinco anos, com o seu maior rival, o Comercial, o que assegura pelo menos duas partidas do Come-Fogo.

Na primeira fase, os jogos serão em turno e returno, nos respectivos grupos. Os quatro melhores passam para a segunda fase, quando serão novamente divididos em dois grupos para outra disputa em turno e returno. Os dois melhores passam para o quadrangular final, também em ida e volta, para se apontar o campeão. O pior colocado da primeira fase, independente de grupo, cai para a A-3 de 2005.

Os outros jogos da primeira rodada, além de Nacional x Matonense, estão marcados para domingo: Taubaté x Internacional, São Bento x São José, Flamengo x Bragantino, Rio Preto x Botafogo, Araçatuba x Taquaritinga, Comercial x Olímpia e Francana x Bandeirante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;