Memória Titulo Memória
Jubileu da Assunção

Agosto sempre foi um mês muito forte e solene no bairro Assunção, em São Bernardo, em torno da sua igreja, rememorando a data do lançamento da pedra fundamental, em 15 de agosto 1954, e o da constituição da paróquia, dois anos depois

Ademir Médici
15/08/2021 | 07:10
Compartilhar notícia


A criação da Paróquia de Nossa Senhora Assunção deu-se em 14 de agosto de 1956, e leva a assinatura do primeiro bispo da Diocese de Santo André, dom Jorge Marcos de Oliveira.

Um nome é sempre lembrado, o de Cristiano Angeli. Na garagem da sua casa foram celebradas as primeiras missas. Num segundo momento, Cristiano doa a área para a construção da matriz do bairro. Com a morte do benfeitor, em 1959, seu nome é dado à rua onde está a igreja: Rua Cristiano Angeli, antiga Rua das Palmeiras.

O jubileu de 65 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Assunção começou a ser comemorado dia 12, com a abertura da Semana da Família e o tema ‘Maria, Modelo de Unidade e Mãe da Esperança’. Completou-se o triduo ontem e hoje, domingo festivo, haverá missa solene às 7h, 9h e 19h.

O atual pároco é o padre Paulo Bezerra de Carvalho, sucessor do monsenhor Girolamo Noviello (monsenhor Jerônimo) e do padre Pedro Raimundo Dias. Monsenhor Jerônimo, ao deixar a paróquia, retornou à Itália, onde vive. Ele foi vigário geral da Diocese de Santo André.

HISTÓRIA
Neste jubileu 2021, a paróquia do bairro Assunção está reunindo a documentação sobre a sua história. E a tela de pano centenária com a imagem da padroeira, doação da família Angeli, permanece intacta, devendo ser exposta.

A tela foi pintada no início do século XX e guardada em capela particular da família Angeli. A capela veio ao chão quando da construção da Via Anchieta.

Os Angeli mudaram para a então Linha Jurubatuba. Trouxeram a tela.

Aos pés da pintura de Nossa Senhora, os padres Fiorente Elena e Pedro Celotto celebraram as primeiras missas do bairro, na garagem dos caminhões de Cristiano Angeli.

Uma linda história, documentada no livro Semente do Grande ABC, editado em 2012 pela primeira paróquia da Diocese, a Matriz da Boa Viagem.

Diário há meio século
Domingo, 15 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1614
Manchete – Via Anchieta congestionada: prioridade à construção da Rodovia dos Imigrantes
Cidade da criança – Inaugurado em seu salão de exposições a 1ª Mostra de Pinturas Incrustadas em Pedras de Kosaku Susuki.
Diadema – Inaugurado o Fred’s Indonesian Restaurant, à Rua Mata Virgem, 90, em Eldorado, propriedade de Fredy Hoedt.
Nota – Eldorado, em torno de braços da Represa Billings, ainda era um recanto aprazível há meio século. Local de concentração dos jogadores do Palmeiras e de lazer de artistas que fizeram sucesso com o programa Jovem Guarda, liderado por Roberto Carlos.

Hoje
Dia do Atleta de Santo André
Dia da Informática
Dia dos Solteiros

Em 15 de agosto de..
1906 – Concedido o título de presidente honorário da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, sediada em Paranapiacaba, a William Speers, superintendente da Estrada de Ferro São Paulo Railway.
1991 – Lançado o livro de memórias do sindicalista Armando Mazzo, prefeito eleito de Santo André em 1947, mas que não foi empossado.

Santos do dia
Assunção da Virgem Maria
Nossa Senhora dos Prazeres, da Glória, do Amparo, da Livração, da Achiropita e da Saúde
Tarcísio
Alípio de Tagaste
Vicente Soler
Isidoro Bakanja

Municípios brasileiros
Hoje é o aniversário de Jaú, Paraíso, Pedregulho, Pitangueiras, Pontalinda e Sorocaba, “a Manchester Paulista”.

Por conta da padroeira Nossa Senhora Assunção, hoje também é feriado em Araras, Itápolis, Jundiaí, Lorena, Piedade, Porto Feliz, São Manuel, Socorro, Tietê e Tupi Paulista.

Também aniversariam em 15 de agosto: Abaetetuba (Pará); Aquidauana (Mato Grosso); Bom Jesus do Itabapoana (Rio de Janeiro); Cabo Verde (Minas Gerais); Ipirá (Bahia); Ipira e Peritiba (Santa Catarina); e São Patrício (Goiás). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;