Cultura & Lazer Titulo Novos contornos
História resgatada

Concurso voltado a estudantes de arquitetura visa a revitalização da fachada do Diário

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Depois de 15 anos, a icônica fachada do prédio do Diário do Grande ABC, localizado na Rua Catequese, no bairro Jardim, em Santo André, vai ganhar novos contornos. Como parte das comemorações de 63 anos do jornal, completados em 11 de maio, um concurso voltado a estudantes de arquitetura das universidades da região vai escolher um novo projeto para a revitalização da sede.

O edifício foi projetado por Jorge Olavo dos Santos Bomfim, um dos arquitetos mais importantes da região e do Estado, que morreu em março de 2021, aos 86 anos, por complicações decorrentes de pneumonia aspirativa. Bomfim, que foi responsável pela concretização de obras como o Fórum de Santo André, o prédio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André, o Paço Municipal de São Bernardo, é o grande homenageado do concurso.

“Nossa ideia é homenagear o Bomfim e, ao mesmo tempo, resgatar e ressaltar a importância do prédio na concepção do urbanismo da cidade de Santo André. Acredito que é uma ação importante que marca essa comemoração de 63 anos do jornal e dá uma oportunidade aos alunos de arquitetura a participar desse projeto”, disse o superintendente do jornal, Marcos Sidnei Bassi.

De acordo com o arquiteto André Fabiano Snabatis Bomfim, filho de Jorge Bomfim, o projeto da sede foi feito com muito “carinho” pelo pai que era amigo dos fundadores do Diário, principalmente de Edson Dotto. “Dizem que um bom projeto começa por um bom cliente. Eles deixaram meu pai e a equipe à vontade”, disse. “O que é bacana no Diário e o que é personificado na sede, até hoje, é o pensamento sempre à frente do tempo o que faz com que o jornal seja uma referência.”

André Bomfim, que hoje é responsável pelo escritório Bomfim Arquitetura Construída, fundado em 1963 pelo pai, vai ser um dos jurados do concurso. “A expectativa é de que tudo fique muito bonito, sempre olhando para o futuro, com essa modernidade característica. Como é um meio de comunicação, a fachada deve exprimir o que é o jornal hoje e tenho certeza que essa revitalização vai agregar ainda mais ao centro da nossa cidade.”

O prédio do Diário faz parte de uma espécie de ‘oásis’ da arquitetura no Grande ABC, composta pelo paisagismo de Burle Marx no Paço Municipal, o Fórum, a EE (Escola Estadual) Américo Brasiliense, entre outros prédios importantes.

“É um prédio que traz todas as principais característica da arquitetura moderna. É um padrão revelador que deixa à mostra as principais estruturas”, disse o gestor do curso de arquitetura e urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Enio Moro Júnior, que estudou a sede em seu primeiro trabalho da faculdade, em 1979.

“Além disso, o lugar foi um dos precursores de arte urbana do Grande ABC, com um painel artístico, 3D, de grandes dimensões feito pelo Sinval (Correia Soares, importante artista plástico baiano) e incorporado ao prédio”, disse o professor.

A arquiteta Rose Chaves, foi a última a vencer o concurso para idealizar a fachada em 2006 e atualmente é a coordenadora do evento. “Eu estudei todo o entorno da região, e trabalhei principalmente com a parte de cores, para poder fazer o projeto. O Diário é o jornal mais importante da nossa região. então fazer esse trabalho fez com que eu me sentisse parte da história de Santo André. Foi uma emoção muito grande”, afirmou.

Segundo Rose, agora é hora de trazer toda essa história e tradição para os futuros profissionais. “Estamos muitos curiosos para saber o que eles estão pensando e mostrar a importância desse prédio na região”, afirma. 

A previsão dos organizadores é a de que as inscrições para o concurso tenham início no fim deste mês. Os interessados devem ficar atentos as redes sociais do Diário, onde serão divulgadas todas as informações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;