Internacional Titulo
Opositor russo Alexei Navalni está na UTI em coma com sintomas de envenenamento
21/08/2020 | 06:53
Compartilhar notícia


O líder opositor russo Alexei Navalni, crítico mais proeminente do presidente Vladimir Putin, está em coma em uma unidade de terapia intensiva na Sibéria após ter sido supostamente envenenado, disse sua porta-voz. Ele passou mal após tomar um chá no aeroporto de Tomsk, na Sibéria, antes de embarcar para Moscou, segundo sua representante, Kira Yamysh.

Já com a aeronave no ar, Nalvani, de 44 anos, começou a suar frio e perdeu a consciência no banheiro. O avião fez um pouso de emergência em Omsk e ele foi levado ao hospital. "Nós suspeitamos que Alexei foi envenenado com algo misturado no seu chá", escreveu Yamysh no Twitter. "Essa foi a única coisa que ele bebeu nesta manhã." O jornal britânico The Guardian divulgou um vídeo de Navalni sendo retirado do avião.

O hospital confirmou que o advogado e ativista anticorrupção está em coma e respira com a ajuda de aparelhos. De acordo com os médicos, seu estado é grave, mas estável, e o suposto envenenamento é apenas "uma das teorias sob investigação".

Segundo a agência de notícias Interfax, exames iniciais indicam que havia em seu corpo sinais de um "agente psicodisléptico não identificado". O canal de mensagens Baza, que atua no Telegram, noticiou que ele teria sido envenenado com GHB, uma das drogas habitualmente usadas em golpes conhecidos como "boa noite, Cinderela".

Na noite desta quinta-feira, 20, um avião ambulância partiu da Alemanha à Rússia para levar Navalni, informou a organização não governamental alemã Cinema for Peace, que organiza o transporte. O presidente da organização, Jaka Bizilj, disse que esperava conseguir todas as autorizações necessárias ainda na noite de ontem para levar o opositor para a Alemanha. O Kremlin já informou que está disposto a cooperar com o traslado do opositor para o exterior.

A Cinema for Peace já organizou uma operação similar em 2018 para uma das integrantes do grupo punk russo Pussy Riot.

Anastasia Vasilieva, médica de Navalni, disse à Deutsche Welle que a equipe médica local se recusa a falar com ela. "Eu estou indo para Omsk agora para insistir que me deixem examiná-lo. Precisamos salvá-lo."

Navalni é o principal nome do movimento de oposição ao Kremlin. No ano passado, ele afirmou ter sido envenenado com uma substância que lhe causou um grave reação alérgica durante uma de suas diversas passagens pela prisão. Em 2017, foi atacado por um homem desconhecido com um líquido verde, perdendo 80% da visão de um olho e sofrendo queimaduras químicas.

O russo é o criador do Fundo Anticorrupção (FBK), entidade que se tornou conhecida nos últimos anos por descobrir e divulgar nas redes sociais escândalos de corrupção das elites políticas e empresariais russas.

O FBK já foi considerado culpado de violar uma lei de "agente externo" por aceitar financiamento estrangeiro. Navalni foi condenado por corrupção. Seus apoiadores, no entanto, afirmam que ele é vítima de perseguição política. O advogado já foi barrado em diversas eleições e, frequentemente, é detido nas manifestações antigoverno que muitas vezes lidera.

A polícia de Omsk disse que está investigando um possível envenenamento, mas, segundo a agência de notícias estatal Tass, a hipótese não é considerada.

A companhia aérea que o transportava, a S7, disse que ele não bebeu ou comeu nada enquanto estava no ar. Segundo o relato postado por um passageiro em redes sociais, Nalvani estava gritando de dor pouco antes de perder a consciência. Vídeos postados na internet mostram o advogado sendo transportado para uma ambulância.

O suposto envenenamento de opositores do regime de Putin não é algo raro na Rússia. O Kremlin nega qualquer envolvimento com os casos, chamando-os de "provocações anti-Rússia". (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS) As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;