Internacional Titulo
Zapatero é reeleito secretário-geral dos socialistas espanhóis
Da AFP
03/07/2004 | 15:33
Compartilhar notícia


O atual presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, foi reeleito neste sábado secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), com o voto de 95,81% dos delegados presentes ao 36º Congresso Federal.

Zapatero, 43 anos, que seguirá à frente do PSOE por mais quatro anos, era o único candidato ao cargo.

Após o anúncio do resultado, Zapatero foi aplaudido de pé pelos quase mil delegados de diversas federações socialistas da Espanha, reunidos no Palácio Municipal de Congressos, no nordeste de Madri.

O dirigente socialista, neto de um soldado republicano fuzilado pelos franquistas durante a Guerra Civil espanhola (1936-39), nasceu em León (norte) no dia 4 de agosto de 1960 e se filiou ao PSOE com 18 anos, quando a democracia acabava de ser restabelecida na Espanha.

Símbolo da renovação na velha-guarda socialista espanhola, Rodríguez Zapatero assumiu em 2000 a secretaria geral do PSOE, com a qual chegou ao poder na Espanha nas eleições gerais de 14 de março passado, após oito anos de governo conservador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;