Cultura & Lazer Titulo
Museu italiano apresenta 10 mil sapatos de famosos
Da AFP
14/01/2003 | 14:47
Compartilhar notícia


Os saltos altos e finos de Marylin Monroe, as sapatilhas de Audrey Hepburn ou os modelos usados por Madonna no filme Evita: a exposição de calçados do museu Salvatore Ferragamo de Florença, na Itália, permite que o público descubra criações que adornaram durante um século os pés das mais famosas estrelas.

A coleção Ferragamo conta com 10 mil pares de sapatos e a maioria foi calçada pelas grandes estrelas do cinema mundial, como Marlene Dietrich, Greta Garbo, Ava Gardner, Rita Hayworth, Lauren Bacall e Sophia Loren.

A peça mais valiosa da coleção é um sapato de ouro de 18 quilates, com um dragão esculpido no salto, criado em 1956 para a esposa de um multimilionário australiano.

Salvatore Ferragamo, morto em 1960, nasceu em 1898, em Bonito, na região de Nápoles (Sul da Itália), em uma família de pobres camponeses. Aos oito anos, o pequeno Salvatore descobriu sua vocação: desenhar e fabricar sapatos. Aos 13 anos, abriu sua primeira sapataria e, em 1914, emigrou para os Estados Unidos.

Ferragamo se instalou em Santa Barbara, onde a America Film Company assinou com ele, em 1920, seu primeiro contrato: fabricar botas para os faroestes. Os atores que as calçaram, como Douglas Fairbanks e Rodolfo Valentino, também se tornaram seus clientes pessoais.

O criador também trabalhou para os grandes cineastas. O calçado do faraó de Os dez mandamentos, de Cecil B. DeMille, abre a exposição do museu, fundado em 1995 pela família Ferragamo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;