Cultura & Lazer Titulo Teatro
Sesi apresenta peça inédita na região
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
05/07/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


A Perplexidade do Fim, o Fundo do Poço e o Ritual de Sobrevivência são as primeiras das dez portas por onde uma mulher anônima passa depois da experiência de um relacionamento mal sucedido.

O amor e o abandono norteiam o espetáculo De Como Fiquei Bruta Flor, que integra o circuito Viagem Teatral, do Sesi-SP, e chega pela primeira vez ao Grande ABC.
Com direção de Cibele Forjaz e texto de Claudia Schapira, a montagem dramática recebe um toque metalinguístico. Em cena, Lucienne Guedes e Cris Lozano interpretam duas atrizes. Estas se colocam à disposição para viver a jornada de uma mulher que desce ao inferno à procura de si.

Tudo acontece em um jogo de revezamento, definido a partir de cartas que caem sempre que uma porta é aberta. "Tenho a peça inteira memorizada. mas enceno a metade. Só sei qual é essa metade no palco", explica Lucienne. A tarefa pode ser atuar ou dirigir. Quem tiver o primeiro destino, por exemplo, desfia um forte depoimento sobre o amor.

As portas trazem à tona problemas diferentes e acompanham a evolução da personagem. Choro, medo e prazer são algumas respostas. "Ela precisa passar por um processo para conseguir lidar com o abandono e se reorganizar", explica a atriz.

A expectativa é de que a plateia reviva a própria memória e se veja, de alguma forma, retratada no palco. "Existe o esforço e o interesse de que o público passe pelas portas com a gente, afinal todas as pessoas já viveram algum processo de perda", aponta Lucienne. Objetos que aguçam a memória são colocados em lugares estratégicos do cenário.

O espetáculo, que traz um aprendizado de amor próprio, é resultado do encontro de seis companhias. São elas: Livre, Oito Nova Dança, São Jorge de Variedades, Bartolomeu de Depoimentos, La Leche e Argonautas.

Segundo Lucienne, esse encontro representa uma inquietude por parte de grupos já consolidados para compartilhar procedimentos criativos. "É uma espécie de rede que está sendo formada", aponta. Juntas, compõem a Rede de Companhias.

DE VOLTA - Vir à região com a montagem é uma oportunidade especial para a atriz. Além de já ter coordenado a ELT e lecionado na mesma entidade, ela tocou flauta transversal na Orquestra Sinfônica de Santo André, sob regência de Flávio Florence (1957-2008). "Foram muitos anos na região", lembra.

De Como Fiquei Bruta Flor - Teatro. Amanhã e quarta-feira, às 20h. No Sesi Santo André - Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-1333. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;