Internacional Titulo
EUA pedirão ajuda a Japão para criar sistema antimíssil
Das Agências
17/01/2002 | 10:55
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos pedirão ao Japão mais ajuda a fim de fortalecer seu sistema de defesa antimíssil depois de o governo norte-americano ter dito no mês passado que abandonaria o Tratado Antimísseis Balísticos (TAB), afirmou nesta quinta-feira o jornal Nihon Keizai Shimbun.

Em uma entrevista concedida à publicação japonesa, William Schneider, chefe da Agência de Ciência da Defesa, afirmou que os EUA devem procurar ajuda para desenvolver a fase de combustão de mísseis interceptadores, que são lançados de navios para derrubarem mísseis inimigos assim que esses deixam o chão.

Se o pedido for feito, o Japão se veria em uma situação desconfortável, porque o país mostrou-se até agora cauteloso em envolver-se no desenvolvimento do sistema antimíssil.

Alguns dos vizinhos do país, entre os quais a China e a Rússia, criticaram os planos dos EUA de abandonar o TAB, argumentando que a medida ameaçaria a paz mundial e detonaria uma corrida armamentista.

O Japão, que faz distinção entre pesquisa e desenvolvimento, concordou em realizar pesquisas sobre um projeto com os EUA para a criação de um sistema de defesa antimíssil que protegeria as tropas norte-americanas sediadas na Ásia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;