Internacional Titulo
Pesquisa revela que 54% dos britânicos desaprovam Tony Blair
Do Diário OnLine
Com AFP
22/07/2003 | 10:52
Compartilhar notícia


Uma pesquisa do Instituto ICM publicada nesta terça-feira pelo jornal 'The Guardian' revela que 54% dos britânicos desaprovam o primeiro-ministro Tony Blair, que tem o apoio de 37% da população.

A pesquisa foi realizada entre sexta-feira, dia em que a polícia encontrou o corpo do especialista em armas David Kelly, e domingo, quando o corpo foi oficialmente identificado.

O aparente suicídio de Kelly, a fonte principal da BBC para uma matéria sobre a manipulação de informações sobre os perigos do suposto arsenal de destruição em massa do Iraque, colocou Blair na mais grave crise desde sua chegada ao poder, em 1997.

Segundo a pesquisa, apenas 39% das pessoas consultadas pensam que Blair é digno de confiança, enquanto 36% mantêm apoio ao Partido Trabalhista. Em junho, os trabalhistas tinham o apoio de 38% da população – o índice era de 41% em maio.

O Partido Conservador segue com o apoio de 34% dos britânicos. Já o Partido Liberal ganhou um ponto em relação a junho, com o respaldo de 22% dos eleitores. As próximas eleições legislativas na Grã-Bretanha serão realizadas em meados de 2006.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Mori e publicada pelo jornal sensacionalista 'The Sun', mostra que 25% das pessoas que votaram nos trabalhistas nas últimas eleições (2001) preferem agora outro partido. A principal razão, segundo o instituto, não é a polêmica em torno da questão iraquiana, mas a falta de confiança na capacidade do governo de melhorar os serviços públicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;