Setecidades Titulo Dia de São Francisco
Tradicional bênção reúne 370 animais em S.Caetano

Gatos, pássaros, coelhos e até jabuti foram levados às cerimônias realizadas ontem

Juliana Stern
Especial para o Diário
05/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Paróquias da região realizaram missas e a tradicional bênção aos animais ontem, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da bicharada. Em São Caetano, na paróquia que leva o nome do santo católico, no bairro Santa Maria, cerca de 370 cães, gatos, pássaros, coelhos e até jabuti foram abençoados.

A unidade ofereceu dois períodos de celebração, com entrada livre para os animais: às 10h e às 14h, momentos em que ecoaram pela igreja latidos, miados e cantos de pássaros. Fiéis também puderam acompanhar missa, às 19h30.

O analista Ronaldo Bolzan, 26 anos, levou pelo terceiro ano seu cão Buzz, para ser abençoado. Ele também costumava levar Spike, antes de o cachorro morrer, aos 16 anos. “É uma proteção boa. Gostamos muito de animais. Temos uma chácara, com cavalos e porcos. Trazemos só o Buzz, porque o cavalo não dá para colocar dentro da igreja”, brinca.

Não só de cães e gatos se faz uma cerimônia dedicada a São Francisco. A estudante de Veterinária Maria Eduarda Figueiredo Rocha, 19, por exemplo, levou para a missa a coelha Kira. “Acho importante trazer nossos companheiros peludos aqui. Mesmo veterinária, acho que não tem proteção maior do que a de Deus”, afirma.

O serviço de ontem foi ministrado pelo padre José Herculano, que realiza o trabalho na paróquia há três anos. Para ele, manter a tradição de abençoar os animais é importante também para reforçar a visão do santo padroeiro. “São Francisco protege os animais e prega a preservação da natureza. Reconhecendo que os bichos, que temos como nossos companheiros, por vezes parte da família, também são criaturas de Deus, seguimos com o que pregava São Francisco, que é preservar a vida.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;