Política Titulo Compromisso
Câmara vota fim da reeleição de presidente

Mudança é promessa do chefe da Casa, Sidão, que evitava tocar no assunto desde janeiro

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
12/11/2013 | 07:19
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), cumpriu a promessa e incluiu na ordem do dia de hoje o projeto de lei que impede que ele e qualquer outro integrante da mesa diretora sejam reeleitos para o cargo. O assunto era tema de uma queda de braço entre potenciais candidatos à sucessão e do próprio socialista, que mantinha esperanças em seguir no comando da Casa.

Sidão justifica no projeto que a alteração ocorre por conta de reiterações do STF (Supremo Tribunal Federal) de que é proibida a reeleição no comando de casas legislativas no País.
O texto do socialista, entretanto, também resgata o cenário de 2006, ano em que o vereador Paulo Bottura (Pros) alterou o regimento interno para ficar dois mandatos à frente da Câmara. Em proteção ao colega, Sidão destaca que, na ocasião, houve mudanças na sede do Legislativo, além de que o número de parlamentares era reduzido (11), fatos que atrapalharam a gestão de Bottura.

Se aprovada a alteração que impede a reeleição de integrante da direção para os mesmos cargos, porém, o atual presidente poderá se tornar vice-presidente, primeiro ou segundo secretário.

Prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), que em 2006 exercia mandato de vereador, votou contra a alteração feita por Bottura. O peemedebista inclusive vinha fomentando nos bastidores o debate para que a Câmara voltasse a impedir reeleições de presidentes. Tanto é que a proposta de mudança do regimento interno havia sido produzida pelo vereador Beto Vidoski (PSDB) com aval de Pinheiro, mas acabou sendo substituída por um projeto de lei de autoria de mesa diretora.

A ação do tucano incomodou Sidão, que mantinha a intenção de seguir no comando da Casa por mais dois anos. Para evitar a saia justa, o presidente foi à tribuna explicar aos espectadores da sessão que iria aplicar a mudança. O socialista está no posto desde 2011, quando foi eleito com apoio do ex-prefeito e atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). No começo do ano, permaneceu no posto, mas desta vez por méritos de articulação de Pinheiro.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;