Economia Titulo
Agência vai colaborar com sindicato e VW na Autovisão
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
02/10/2003 | 22:17
Compartilhar notícia


A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC participará da implementação do projeto Autovisão, da Volkswagen, no Brasil. Segundo o diretor-executivo da entidade, Jorge Rosa, o convite partiu do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. "Nosso grupo é pequeno, mas se tivermos condições, vamos participar. Para a Agência é uma oportunidade de trazer o setor automobilístico para as discussões da entidade. Claro que vem em uma hora de crise, já vem com problemas (referindo-se ao corte de quase 2 mil postos de trabalho na região), mas vamos ver como podemos contribuir", disse o diretor.

Nesta quinta-feira, Rosa e o secretário-executivo da Agência, Paulo Eugênio Pereira Junior, reuniram-se com os sindicalistas alemães Werner Widuckel e Bernd Osterloh, membros do Comitê Internacional dos Trabalhadores da Volkswagen, para conhecer a Autovision A.G, que serviu de modelo para o Autovisão, implementado há cinco anos na Alemanha. Segundo o secretário, é preciso separar a discussões sobre a implementação do projeto no país do problema da mão-de-obra excedente nas plantas da montadora na região e em Taubaté.

"O objetivo do projeto é gerar novos negócios e oportunidades de emprego e é desta forma que nós vamos participar", disse Pereira referindo-se aos resultados do Autovision que reduziu a taxa de desemprego na cidade de Wolfsburg de 17,9% para 8%. O secretário explicou ainda que o papel da Agência será "tropicalizar" a Autovisão. "Os negócios e as oportunidades que surgiram por lá não serão os mesmos daqui", afirmou. Procurada pela reportagem do Diário, a Volkswagen não quis comentar o assunto.

Presença positiva – Os sindicalistas alemães Widuckel e Osterloh disseram que não participaram diretamente das negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Volkswagen do Brasil para a elaboração da nova proposta que será votada em assembléia nesta sexta-feira, mas consideraram sua presença no país importante para que as negociações decorressem de forma mais "positiva e amistosa". Enquanto estavam no Brasil os sindicalistas explicaram o projeto para os colegas metalúrgicos e também para a empresa, que, segundo eles, não soube anunciar corretamente o conceito Autovisão. "Foi uma grande infelicidade", disse Widuckel. Os sindicalistas consideraram ainda que a proposta apresentada na última quarta-feira pela montadora são comuns em outras fábricas na Alemanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;