Nesta quinta-feira, Rosa e o secretário-executivo da Agência, Paulo Eugênio Pereira Junior, reuniram-se com os sindicalistas alemães Werner Widuckel e Bernd Osterloh, membros do Comitê Internacional dos Trabalhadores da Volkswagen, para conhecer a Autovision A.G, que serviu de modelo para o Autovisão, implementado há cinco anos na Alemanha. Segundo o secretário, é preciso separar a discussões sobre a implementação do projeto no país do problema da mão-de-obra excedente nas plantas da montadora na região e em Taubaté.
"O objetivo do projeto é gerar novos negócios e oportunidades de emprego e é desta forma que nós vamos participar", disse Pereira referindo-se aos resultados do Autovision que reduziu a taxa de desemprego na cidade de Wolfsburg de 17,9% para 8%. O secretário explicou ainda que o papel da Agência será "tropicalizar" a Autovisão. "Os negócios e as oportunidades que surgiram por lá não serão os mesmos daqui", afirmou. Procurada pela reportagem do Diário, a Volkswagen não quis comentar o assunto.
Presença positiva – Os sindicalistas alemães Widuckel e Osterloh disseram que não participaram diretamente das negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Volkswagen do Brasil para a elaboração da nova proposta que será votada em assembléia nesta sexta-feira, mas consideraram sua presença no país importante para que as negociações decorressem de forma mais "positiva e amistosa". Enquanto estavam no Brasil os sindicalistas explicaram o projeto para os colegas metalúrgicos e também para a empresa, que, segundo eles, não soube anunciar corretamente o conceito Autovisão. "Foi uma grande infelicidade", disse Widuckel. Os sindicalistas consideraram ainda que a proposta apresentada na última quarta-feira pela montadora são comuns em outras fábricas na Alemanha.
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