Economia Titulo
Ranking mostra empresas que deram mais retorno em 99
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 09:14
Compartilhar notícia


A Globo Cabo foi a empresa que proporcionou maior retorno ao acionista no ano passado (834%). As outras companhias que mais se destacaram foram, pela ordem, Suzano (733%), Klabin (447%), VCP (432%) e CST - Companhia Siderúrgica Tubarao (385%). Em todos os casos, a rentabilidade se refere a papéis PN. Sao elas que encabeçaram o ranking GVAR 50 -Geraçao de Valor para o Acionista, divulgado hoje em Sao Paulo.

O Ranking GVAR é uma iniciativa da Escola de Administraçao de Empresas de Sao Paulo da Fundaçao Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e do Boston Consulting Group (BCG), com o apoio da Bovespa. O levantamento classifica as 50 açoes mais líquidas do índice IBX- Indice Brasil, classificadas de acordo com seu Retorno Total ao Acionista (TSR, da sigla para "Total Shareholder Return").

O TSR mede a soma dos ganhos de capital - que é o ganho obtido com a variaçao dos preços das açoes-, e dos dividendos distribuídos pelas empresas. O Ranking GVAR indica o retorno real ao acionista, ou seja, descontado o efeito da inflaçao medida pelo IGP-M. O ano de 1999, apesar do começo conturbado decorrente da desvalorizaçao cambial, mostrou-se excelente para os investimentos no mercado de capitais. A açoes que compoem o Ranking GVAR, correspondentes a 63% do IBX, tiveram retorno médio anualizado de 164%. Em comparaçao, a poupança teve rendimento real negativo de 7% no período, e o CDI rendeu 4% aos investidores.

Bom negócio - Também para períodos mais longos, o investimento em açoes tem se apresentado um bom negócio. Nos últimos três, cinco e dez anos as açoes do Ranking GVAR tem sempre obtido retorno anualizado maior que os investimentos em poupança e CDI. Os papéis do GVAR tiveram um retorno anual de 24% nos últimos dez anos, em comparaçao a 17% do CDI.

As açoes do GVAR têm um valor de mercado de R$ 251 bilhoes, em contrapartida a um valor de patrimônio líquido de R$ 262 bilhoes. Em 1999 o MV/BV foi de 0,96. Este número indica que o mercado acionário avalia as açoes do Ranking GVAR com um desconto em relaçao a seu valor patrimonial, indicando potencial de valorizaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;