Setecidades Titulo
Mauá pode ter unidade do Poupatempo
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
21/02/2007 | 22:46
Compartilhar notícia


Mauá pode ganhar um posto de serviços nos moldes do Poupatempo até o fim do primeiro semestre desse ano. O espaço que ainda está em fase de elaboração será administrado pelo município e não pelo governo do Estado. A decisão coloca fim a uma antiga briga da Prefeitura com o Palácio dos Bandeirantes para trazer para Mauá um posto do Poupatempo.

O espaço deve funcionar em uma área de mil m² no subsolo do Mauá Plaza Shopping, no Centro da cidade. Ainda não foram definidos os serviços que serão oferecidos no local, mas a expectativa é de que documentos como RG, CPF e atestado de antecedentes criminais integrem a lista. A capacidade de atendimento do posto seria de mil pessoas/dia.

Hoje, São Bernardo é a única cidade do Grande ABC que conta com uma unidade do Poupatempo. O prédio, inaugurado em 2001, foi idealizado dentro do plano do governo do Estado de construir um Poupatempo na cidade pólo de cada uma das regiões administrativas de São Paulo. Na região, são 8,1 mil m² de área construída e capacidade para atender até 12 mil pessoas/dia – largamente superior ao posto planejado para Mauá. Procurada quarta-feira pela reportagem, a Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, responsável pelo Poupatempo, não revelou até o fechamento desta edição o custo para implantação do Poupatempo em São Bernardo e o valor mensal exigido para mantê-lo em funcionamento. O município também não informou detalhes sobre a implantação do espaço.

Segundo a Secretaria de Justiça, desde a construção da unidade de São Bernardo, Mauá negocia a implantação de um centro autônomo – o que diverge da estratégia aplicada pelo governo até agora.

Não se sabe qual será o custo para construção e administração do posto de serviços e a Prefeitura de Mauá ainda corre atrás de parcerias para viabilizar o projeto.

Sem o aval das entidades que administram o fluxo de serviços básicos oferecidos à população em locais desse tipo – como Secretaria de Estado de Segurança Pública, responsável pela emissão de RGs –, a iniciativa tem poucas chances de prosperar.

Orçamento - Mauá atravessa uma séria crise financeira. No início do mês, a dívida do município atingia a cifra de R$ 1 bilhão. Para equilibrar as contas, quase todas as pastas tiveram recursos reduzidos e o desfile de Carnaval na cidade foi cancelado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;