Cultura & Lazer Titulo
Tailandês surreal fatura Palma de Ouro
Das Agências
24/05/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O filme Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (em tradução livre, Tio Boonmee, aquele que se lembra de suas vidas passadas), do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul , venceu a Palma de Ouro do 63º Festival de Cannes.

O anúncio foi feito no início da noite de anteontem pelo júri presidido por Tim Burton. Também foram premiados a atriz Juliette Binoche, por seu papel em Copie Conforme, de Abbas Kiarostami, e os atores Javier Bardem, por Biutiful, e Elio Germano, por La Nostra Vita. O Grande Prêmio foi para Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois, e o troféu de direção foi para Tournée, do ator-diretor Mathieu Amalric.

FILHO ANIMAL
De grande beleza visual, o filme vencedor é uma fábula budista. Coproduzido pela Espanha, conta a história de um homem que decide passar seus últimos dias na selva, onde aparece para ele o fantasma da mulher morta e do filho desaparecido, transformado em animal.

A história apaga as divisões entre o fantástico e o real, entre o passado, o presente e o futuro. Premiado em 2001 em Cannes por Tropical Malady, o cineasta disse que se inspirou em sua região natal, Norte da Tailândia, "com sua vegetação, montanhas e crenças animistas", e no México, para onde viajou duas vezes.

"Em alguns lugares do México a gente sente como se o tempo se detivesse. Os relógios parecem parar e acontecem coisas inexplicáveis para a ciência. Por isso, o México é um país com o qual um tailandês como eu pode se identificar totalmente", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;