Internacional Titulo
Presidente deve reduzir atividades em Israel
Do Diário do Grande ABC
24/01/2000 | 14:45
Compartilhar notícia


O presidente Ezer Weizman, investigado pela polícia por suspeita de evasao fiscal e por supostamente nao ter informado sobre doaçoes recebidas, poderá reduzir algumas de suas atividades, como a concessao de anistia e a tomada de juramento de juízes, disse seu advogado, Yaakov Weinroth, nesta segunda-feira.

Esta seria a primeira concessao do presidente, 75 anos, pressionado pelos pedidos de vários políticos para que renuncie ou pelo menos tire uma licença.

Entretanto, Weizman pareceu nao estar a par das informaçoes dadas por Weinroth. Quando lhe perguntaram se continuaria cumprindo todas as suas responsabilidades, o presidente respondeu: 'Sim, absolutamente``. Weizman deve ouvir o juramento de vários juízes na próxima semana.

O presidente israelense admitiu ter aceitado centenas de milhares de dólares do milionário francês Edouard Sarousi entre 1988 e 1993, o ano em que assumiu a presidência, mas negou que se tratasse de uma propina.

Em um pronunciamento pela televisao nacional, Weizman afirmou que era inocente e que nao renunciará. Disse que consultara seu advogado antes de aceitar o dinheiro e que este teria assegurado que todos os seus atos eram legais.

O presidente recusou um pedido do ministro da Justiça, Yossi Beilin, para que tire uma licença até que se conclua a investigaçao policial. Beilin disse hoje que se Weizman nao tirar umas férias, pelo menos deveria deixar de tomar o juramento dos juízes e de conceder anistia a prisioneiros.

Weizman deverá participar de uma cerimônia para comemorar o 51º aniversário da fundaçao do Parlamento, nesta segunda-feira, desafiando as ameaças de membros da oposiçao de que o vaiariam ou que se retirariam da Câmara quando o presidente entrasse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;