Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Deficiência de vitamina A - Dr Leo Kahn
Leo Kahn
29/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A vitamina A participa do crescimento e diferenciação celular e da resposta imune. Possui importante papel no processo da visão. A deficiênciadessa vitamina no organismo pode provocar uma doença conhecida como cegueira noturna, cegueira permanente, o endurecimento dos revestimentos dos pulmões, intestino e do trato urinário, além de aumentar a suscetibilidade da pele às infecções.

O retinol (vitamina A) é encontrado principalmente no óleo de fígado de peixe, gema do ovo, manteiga e natas, enquanto que os vegetais de folha verde e os amarelos contêm carotenoides como o betacaroteno, o qual se converte lentamente em vitamina A no organismo.

A DVA (Deficiência de Vitamina A) constitui problema grave de saúde, com alta incidência em regiões como a Ásia, África e América Latina, sendo que o Brasil foi classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) como área de carência subclínica grave.

Subestima-se o número de casos de carência subclínica dessa vitamina, inclusive em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde a ingestão inadequada de retinol e carotenoides é o principal fator etiológico.

Acomete mais de 124 milhões de crianças, causando de 1 a 2 milhões de mortes anualmente entre 1 a 4 anos. É considerada a principal causa de cegueira infantil no mundo.

Fatores de risco:

- Desnutrição ou carência alimentar;

- Síndrome de má-absorção;

- Ingestão excessiva de álcool;

- Uso de laxantes à base de óleo mineral;

- Bebês que não passam pelo período de amamentação correm sérios riscos de desenvolver DVA;

- Doença celíaca;

- Fibrose cística;

- Icterícia obstrutiva;

- Cirrose;

- Giardíase.

Sinais e Sintomas:

- Cegueira noturna;

- Gripes e resfriados constantes;

- Acne;

- Boca e pele seca;

- Unhas rígidas, que se descamam facilmente;

- Falta de apetite;

- Cefaleia;

- Dor nos olhos;

- Cabelos sem brilho;

- Diminuição da fertilidade;

- Perda do olfato.

O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico e pelos achados clínicos, após exame físico, podendo ser solicitados exames complementares como a medição dos níveis séricos de retinol.

Saiba mais:

- A deficiência de vitamina A é frequente em zonas como o Sudeste asiático, onde o arroz sem casca, que carece de vitamina A, é a principal fonte de alimentação.

- Seus efeitos são observados principalmente em crianças em idade escolar, associada a outras deficiências nutricionais.

- Primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna.

- O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.

- Algumas pessoas têm anemia leve.

- Na DVA os valores no sangue diminuem até menos de 15 microgramas por 100 ml. O valor normal é de 20 a 50.

- Alimentação saudável e equilibrada é essencial para a saúde.

- Fontes de vitamina A: fígado, cenoura, batata-doce, manteiga, espinafre, abóbora, melão, ovos, damasco, papaia, manga, brócolis, ervilha, entre outros.

- A deficiência de vitamina A tem diagnóstico precoce difícil.

- A cirurgia do intestino ou do pâncreas pode desencadear a hipovitaminose.

- Casos de deficiência nutricional primária de vitamina A são raros no ocidente.

- O tratamento para a carência de vitamina A e alívio dos sintomas baseia-se na administração de suplementação vitamínica e a prevenção se faz com uma alimentação variada. Procure um médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;