Setecidades Titulo Segurança
Queda de homicídios é maior na região
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/11/2014 | 07:02
Compartilhar notícia


Os números de vítimas de homicídios dolosos em outubro diminuíram 33% no Grande ABC em relação ao mesmo período do ano passado. A queda é maior do que em todo o Estado, onde a variação negativa foi de 4,1%. Na Capital, os assassinatos aumentaram em 1,7%. Os dados foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

De acordo com a comandante da Polícia Militar na região, coronel Claúdia Rigon, a intensificação da abordagem policial contribui para a diminuição do número de ocorrências. “Cerca de 80% dos homicídios são cometidos com armas de fogo, e, com esse percentual elevado, a gente procura aumentar o desarmamento. Isso está sendo possível graças aos policiais da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar). Também estamos mapeando os locais onde estão sendo realizados os homicídios e o patrulhamento é reforçado lá”, explicou.

Em toda a região, o furto de veículos teve queda de 11,2% e o roubo de automóveis 12,9%. Em relação a isso, ela destaca a parceria com a Polícia Civil. “A lei do desmanche ajudou bastante porque coíbe a comercialização de peças sem procedência.”

Em Santo André, o furto de veículos teve queda de 29,7% e o roubo de carros caiu 5,4%. Para a delegada titular do Centro de Inteligência da Delegacia Seccional da cidade, Fabiana Sena, a diminuição dos casos de crimes patrimoniais se deve às ações executadas. “Somente nas cinco operações que realizamos, prendemos 270 pessoas. A maioria foi presa por mandado de prisão e em crimes contra patrimônio”, declarou.

Ela também destacou a dificuldade em relação aos homicídios, que tiveram alta de 33,3% na cidade. “Em outros tipos de crime você tem quadrilhas especializadas. Já o homicídio pode vir de uma causa passional, o que não tem como prever, a não ser que a pessoa seja um matador de aluguel, Quando se trata de briga entre marido e mulher, por exemplo, fica mais difícil, porque não tem foco específico.”

Em Diadema, os homicídios se mantiveram estáveis, com cinco vítimas em cada mês. Já os furtos diminuíram 20,23%, enquanto houve queda de 19,8% nos roubos de veículos e de 29,7% nos furtos de automóveis. O número de roubos aumentou em 14,11%.

A delegada seccional do município, Martha Rocha de Castro, afirmou que a Polícia Civil está trabalhando para que todos os índices caiam. “Estamos focando principalmente para que os número de homicídios diminuam. Acho que manter o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos)na rua, realizar operações sistematicamente, quase toda semana, em locais onde há um maior índice de violência, ajudam e muito”, disse.

Em São Bernardo, os números também foram reduzidos, sendo a cidade com a maior queda nos assassinatos (55,6%). Porém, os furtos de veículos aumentaram 27,3%. São Caetano teve queda nos principais índices, exceto nos homicídios, cujos dados permaneceram estáveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;