Palavra do Leitor Titulo
O trem e os erros do passado

Depois de abandonado e sucateado, o trem de passageiros...

Dgabc
14/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Depois de abandonado e sucateado, o trem de passageiros volta a adquirir prestígio como meio de transporte. O governo promete desengavetar estudos de uma década atrás para trazer as composições de volta aos trilhos, com objetivo de levar a população ao trabalho, aos estudos etc. Na verdade, deverá ser mais um meio de transporte a integrar-se com outros (ônibus e metrô, principalmente) com a finalidade de evitar os grandes congestionamentos hoje registrados nas metrópoles e até nas cidades grandes e médias do Interior.

A ideia é o trem percorrendo trajetos entre 30 e 100 quilômetros, implantados e operados através do sistema de PPP (Parceria Público-Privada).

Se tem a pretensão de equiparar-se aos centros mais avançados do planeta, o Brasil precisa resgatar o trem e dele fazer importante participante da malha logística. Não colocá-lo para fazer concorrência aos demais modais - rodoviário, aeroviário e aquaviário -, mas para com eles se completar. Os passageiros que o trem absorver servirão para diminuir a superlotação dos ônibus e o número de carros particulares nas ruas e, com isso, tudo tenderá a funcionar melhor. Da mesma forma, há que se criar oferta e integração dos modais para que as cargas sejam transportadas pelo meio mais adequado. Isso evitará que caminhões saiam, por exemplo, do Brasil central e transportem grãos até os portos, no litoral, periclitando o trânsito nas rodovias e destruindo o pavimento. Também servirá para evitar acidentes e congestionamentos.

As ferrovias, na maior parte, foram construídas por particulares - fazendeiros interessados no escoamento de suas safras - sob concessão e fiscalização do governo. Na época em que foram instaladas, não havia a disponibilidade atual de automóveis e nem estradas por onde pudessem trafegar. Por conta disso, o trem era o mais moderno meio de transporte, concorrendo apenas com os tróleis e carroções de tração animal. Assim permaneceu por décadas.

Quando os automóveis, caminhões e as estradas começaram a chegar, nos anos 1940 e 1950, a maior parte das ferrovias já estava em mãos do governo que, por diferentes razões, encampou-as e não cuidou de sua modernização. É alentadora a notícia de que se pretende a volta do trem. Mas a grande importância não está simplesmente no trem. É o funcionamento conjunto dos diferentes meios de transporte que livrará o País do grande nó hoje dominante na maioria das cidades.

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo.

PALAVRA DO LEITOR

Rui Falcão & PT

Este nosso Diário trouxe-nos brilhante reportagem (Política, dia 9), onde o presidente do PT, Rui Falcão, nos (des)presenteia com a notícia de que ele defende que os petistas se unam para compor espécie de vaquinha para ajudar financeiramente os mensaleiros condenados. Mensaleiros esses que nos traíram, nos ceifaram imoral e financeiramente, criaram facilitadores ímpios e tendenciosos, e desvios oriundos de maracutaias usando do erário. Acredito que isso deva explicar o porquê de nossa Cultura só receber do PIB (Produto Interno Bruto) 0,8%, e nossa Educação, 5%. Isso é tão agressivo com toda a sociedade lesada que só nos cabe refletir: até quando seremos cobaias e vitimados pelas urnas?

Cecél Garcia, Santo André

Parabéns

Gostaria de expressar publicamente meus parabéns a este Diário pela excelente leitura política regional e estadual apresentada no Editorial intitulado ‘Respeito ao Grande ABC' e reportagem ‘Região não tem secretário desde 2007' (Política, dia 9). De fato, o Grande ABC é uma das regiões mais importantes do País, com mais de 2 milhões de habitantes e PIB que só perde para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, como informado na edição. O que faz, então, o governo estadual nos esquecer? Seria simplesmente ação de desprezo do PSDB estadual com nossa região? Talvez, a falta de visão do governo, que não enxerga líderes políticos no Grande ABC? Outra possibilidade é a inércia, acomodação regional dos partidos de centro-direita, que não ocupam seus espaços ou, de fato, não tenham lideranças a representar nosso Grande ABC. Talvez seja um dos motivos do nosso cinturão vermelho. Enfim, em 2014 teremos eleição e nossa região certamente terá grande influência nos próximos eleitos.

Pio Mielo, São Caetano

Salário da polícia

Senhor secretário de Segurança Pública, o missivista Ailton Gomes (Bico oficial, dia 3), está muito certo em condenar o que o senhor chama de ‘Operação Delegada'. Não é só ele que pensa assim, mas todo o povo de São Paulo. Ele não induz nada. Eu sou dona de casa e mãe. Isso tudo é falso, sim! Dia de folga é dia de folga! A polícia precisar ganhar bem, e não vejo vocês se preocupando com isso. Eles não têm salário digno para ficar em casa nos dias de folga, a adrenalina deles é alta. O governador cobra tanto imposto, por que não tirar do ICMS, que é tão caro em São Paulo, e aumentar o salário? O policial precisa ter um hobby, e vocês têm obrigação de dar lazer e casa a eles e não mais trabalho.

Nilzete Oliveira, São Caetano

Termomecânica

Gostaria de expressar minha indignação com o Colégio Termomecânica, da Fundação Salvador Arena, na Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo. Fui informado de que meu filho, de 9 anos, foi expulso da escola e impedido de renovar a matrícula. Mesmo com um diagnóstico de TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), em tratamento com remédio muito forte (Ritalina) e com laudo de sua psicóloga solicitando a permanência de meu filho na instituição de ensino. Mesmo com os problemas comportamentais, nós, da família - pais, tios e avós -, sempre apoiamos meu filho, que garantiu notas incríveis mesmo com sua dificuldade. Por outro lado, a escola, que teria papel fundamental no aprendizado e tratamento, só fez puni-lo no decorrer do ano letivo, mesmo assim ele passou para o 5º ano e foi expulso. Isso é um absurdo!

Erinaldo da Silva Santos, São Bernardo

Quem viver, verá

Eu já estava pensando em dar resposta ao anticorintiano Francisco José de Souza Ribeiro, de São Caetano, que desdenha o Corinthians e sua torcida (Anticorintianos, dia 11), um dia antes do jogo contra os egípcios do Al Ahly, na semifinal do Mundial de Clubes, no Japão, dizendo: ‘Quem viver, verá!'. E todos viram o Corinthians vencer por 1 a 0. Agora vamos aguardar o próximo jogo no domingo, e se tudo der certo com outra vitória, conquistando o mundo. E mesmo que o Corinthians não consiga vencer, chegamos perto de outra conquista mundial. Salve o Corinthians!

Hildebrando Pafundi, Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;