Política Titulo
PPS aperta o cerco sobre
os candidatos ficha-suja
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
03/07/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


O PPS vai apertar o cerco aos candidatos ficha-suja. O partido pretende aplicar regras mais rígidas aos seus políticos que disputarão a eleição do ano que vem nas sete cidades do Grande ABC.

Atualmente, a Lei da Ficha Limpa impede registro de pleiteante condenado em segunda instância (colegiado de juízes) em processos criminais. O coordenador regional do PPS, deputado estadual Alex Manente, ressalta que a sigla não permitirá a candidatura do filiado que perder ação dessa natureza em primeira instância (por magistrado do Fórum da cidade).

 "Vamos concretizar essa resolução na reunião regional em agosto, preparatória para o congresso municipal. Vamos levantar esse debate também nos encontros estadual e nacional da legenda, em setembro e outubro. Queremos expandir essa iniciativa para as bases de todo o Brasil", afirma o parlamentar.

O popular-socialista observa que a agremiação "quer sair na frente", sem esperar resoluções dos tribunais eleitorais ou da Justiça. "Dessa forma, colocando esses critérios mais rigorosos, atendemos o anseio da sociedade que se mobilizou para colocar em prática a Lei da Ficha Limpa."

Para Alex Manente, o eleitor, ao escolher um candidato do PPS, terá a garantia da conduta lícita e do passado sem manchas dos pleiteantes. "Não terá surpresas."

Caso a coligação nas eleições proporcionais (para vereador) seja eliminada, cada partido terá direito a lançar 225 candidatos às Câmaras do Grande ABC, número que correspondente a uma vez e meia as 150 cadeiras que devem entrar em disputa.

O PPS terá cerca de 200 concorrentes aos legislativos nas sete cidades. Além de quatro candidatos a prefeito (leia reportagem ao lado). "Nenhum dos nossos pré-candidatos têm condenação em primeira instância", frisa o deputado.

O caso do vice-prefeito de Ribeirão Pires, Edinaldo de Menezes, o Dedé, que teve as contas da Câmara de 2007 - quando era presidente da Casa - reprovadas pelo Tribunal de Constas do Estado, não se enquadra na resolução do partido por ser uma questão administrativa, não criminal. Dedé recorreu e aguarda julgamento. Pré-candidato ao Paço em 2012, ele pode ficar inelegível caso seja mantida a posição.

 

FICHA LIMPA

A Lei da Ficha Limpa é a Lei Complementar 135, sancionada em 4 de junho de 2010, após 1,6 milhão de brasileiros assinarem projeto de iniciativa popular que tramitou e foi aprovado pelo Congresso.

A norma proíbe que políticos condenados por órgãos colegiados, de segunda instância judiciária, se candidatem pelo período de oito anos. Pela lei anterior, o pleiteante ficaria impedido de se candidatar somente quando todos os recursos estivessem esgotados. Esse trâmite demora anos e beneficia os réus.

Os delitos enquadrados na legislação são crimes eleitorais, contra a administração pública, tráfico, além de crimes contra o patrimônio privado, contra o Meio Ambiente e Saúde, lavagem e ocultação de bens, crimes hediondos e praticados por organização criminosa, dentre outros.

 

Legenda terá ao menos quatro candidatos a prefeito

 

O PPS terá ao menos quatro candidatos a prefeito no ano que vem. A conjuntura para concretizar esse quadro está mais adiantado em Santo André, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires.

Em Santo André, o coronel Edson Sardano é cotado para encabeçar a chapa popular-socialista ao Paço. Em São Bernardo, Alex Manente deve concorrer. Em Mauá, o coordenador regional do partido promete "surpresa" que deve ser oficializada nas próximas semanas. Em Ribeirão Pires, Dedé terá seu nome nas urnas.

Em São Caetano, a sigla é base do governo e apoiará o indicado à sucessão do prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Em Diadema, irá compor na aliança de reeleição de Mário Reali (PT). Em Rio Grande da Serra a situação ainda está indefinida.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;