Internacional Titulo
Hamas diz ter apoio político e financeiro da Arábia Saudita
Da AFP
11/03/2006 | 19:51
Compartilhar notícia


A Arábia Saudita apoiará o Hamas política e financeiramente, garantiu neste sábado um membro da delegação do movimento radical palestino Hamas em visita a Riad.

O ministro das Relações Exteriores, príncipe Saud al-Faisal, garantiu em um encontro com a delegação liderada pelo chefe do gabinete político do Hamas, Khaled Mechaal, que Riad "mantém seu compromisso com o povo palestino política e financeiramente", declarou à AFP Ezat el Richek.

Richek comemorou a posição da Arábia Saudita em relação ao Hamas, visto por Washington e a União Européia como uma organização terrorista.

"Ouvimos os conselhos e as observações dos nossos irmãos (sauditas), e há uma convergência de pontos de vista mútua", completou Richek.

A nova situação criada no Oriente Médio com a vitória do Hamas nas eleições legislativas palestinas de 25 de janeiro passado será, sem dúvida, um dos pontos mais importantes da agenda da Cúpula de Cartum, que reunirá os dirigentes árabes nos dias 28 e 29 de março. O encontro coincidirá com as eleições israelenses.

A delegação do Hamas chegou na sexta-feira à noite a Riad para uma visita de três dias, durante a qual será recebida pelo rei Abdullah e se reunirá com várias autoridades sauditas.

Richek declarou que os membros da delegação informaram ao príncipe Saud al-Faisal, durante um encontro de duas horas, dos esforços que o grupo está realizando para formar "um governo baseado em uma coalizão e união nacionais".

"Confiamos que o reino, assim como outros Estados árabes e islâmicos apoiarão o povo palestino", acrescentou Richek.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;