Internacional Titulo
Garzón acrescenta 22 casos à acusaçao contra Pinochet
Do Diário do Grande ABC
02/07/1999 | 08:42
Compartilhar notícia


O juiz Baltasar Garzón, que pediu a extradiçao do ex-presidente chileno Augusto Pinochet da Gra-Bretanha para que responda a acusaçoes de abusos contra os direitos humanos, acrescentou ao processo outros 22 casos de tortura. Pinochet, 83 anos, foi preso em Londres em 16 de outubro a pedido do juiz, que tenta julgar Pinochet por abusos cometidos durante seu regime ditatorial, de 1973 a 1990.

Baltasar Garzón acusou inicialmente Pinochet de genocídio e terrorismo, além de tortura, mas a Câmara dos Lordes da Gra-Bretanha descartou as duas primeiras acusaçoes e disse que o general somente poderia ser extraditado para enfrentar acusaçoes de torturas supostamente ocorridas após dezembro de 1988. Foi a partir dessa data que a Gra-Bretanha adotou uma convençao internacional sobre torturas.

Desde essa decisao, Garzón já acrescentou ao caso Pinochet quase uma centena de acusaçoes de tortura posteriores a 1988. Entretanto, os 22 casos acrescentados ontem sao anteriores a setembro de 1988. O escritório de Garzón nao explicou por que foram incluídos no processo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;