Setecidades Titulo Ensino Superior
São Judas abre campus em S.Bernardo

Início das aulas está previsto para fevereiro, com oferta de 12 cursos; inscrições para vestibular estão abertas

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
11/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A Universidade São Judas Tadeu – com seis campi na Capital – abrirá unidade em São Bernardo, na Avenida Pereira Barreto, a partir do próximo ano. O início das aulas está previsto para o dia 9 de fevereiro, com oferta de 12 cursos de graduação e estimativa de atender 15 mil alunos.

Em fase de expansão, o centro universitário somará 11 unidades em 2019. Além do Grande ABC, a instituição de Ensino Superior estará presente também em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo; Limeira, no Interior; e em Cubatão, no Litoral. A São Judas mantém, ainda, campus em Santos.

Em São Bernardo, serão ofertados cursos nas áreas de Saúde (inicialmente com Biomedicina, Nutrição e Farmácia); engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Elétrica; Educação Física, Pedagogia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, além dos tecnólogos na área de gestão.

O polo São Bernardo nasceu da parceria com grupo Ânima Educação, que idealizou o empreendimento físico que a universidade ocupará. Reitora da São Judas, Denise Campos destacou que a escolha da cidade para a expansão partiu de pesquisa de campo. “Levantamos a importância que o município representa quando realizamos análise sobre as cidades do Estado de São Paulo. Estudamos a capacidade de atuação, o que a cidade traz de retorno para a população, potenciais financeiro, econômico, cultural e educacional.”

O anuncio oficial foi feito pelo prefeito do município, Orlando Morando (PSDB), ontem, durante coletiva de imprensa. O chefe do Paço destacou aspectos importantes com a chegada da instituição de Ensino Superior à cidade, sendo um deles a ampliação do polo universitário da cidade, com ampliação da oferta para quem busca cursar o nível superior. “O segundo ponto é que, infelizmente, com a crise do País, muitos empreendimentos comerciais foram destruídos. A São Judas ocupará espaço que estava ocioso e trará mais movimento. É uma atividade que gera ISS (Imposto Sobre Serviços) ao município, o que é um tributo muito importante”, ressaltou Morando.

O investimento inicial para a instalação da unidade em São Bernardo é de R$ 20 milhões.

VESTIBULAR

A primeira prova de vestibular da unidade do Grande ABC será realizada no próximo dia 20. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.usjt.br.

EMPREGOS

O campus de São Bernardo também vai gerar novos empregos no município, isso porque a São Judas dará oportunidade aos moradores da cidade. A princípio, serão abertas 53 vagas para professores. O processo seletivo será divulgado logo após o encerramento do vestibular.

De início, a expectativa é atender 5.000 alunos por período – manhã, tarde e noite. Se a demanda for maior, a reitoria já tem em mente possível expansão do campus da região.

Município somará oito universidades

Com a chegada da Universidade São Judas Tadeu a São Bernardo, o município somará oito centros universitários. A mais recente inauguração foi no segundo semestre do ano passado, quando a Uninove (Universidade Nove de Julho), também da Capital, abriu as portas na cidade com unidade que oferece curso de Medicina.

Em abril de 2017, o prefeito Orlando Morando (PSDB) assinou convênio com a instituição privada para uso da rede de Saúde para as atividades de estágio dos estudantes e estabeleceu contrapartida financeira de R$ 20 milhões, por parte da universidade, ao longo de seis anos para a Prefeitura. Conforme edital, a Uninove tem até três anos para expandir a oferta de cursos em São Bernardo.

A cidade também conta com outras instituições de Ensino Superior tradicionais, como é o caso da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), FDSBC (Faculdade de Direito de São Bernardo), Fasb (Faculdade de São Bernardo), Centro Universitário da FEI, além de unidades da Uniesp (União das Instituições Educacionais de São Paulo) e da Anhanguera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;