Setecidades Titulo Universidades
Seleção para federais tem problemas
30/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O sistema criado pelo Ministério da Educação na internet para estudantes se candidatarem a vagas em universidades federais usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estreou ontem com congestionamentos e dificuldades de acesso.

Alunos de várias partes do País afirmaram não ter conseguido completar sua inscrição mesmo após mais de oito horas de tentativas. A preocupação dos estudantes cresce pelo fato de que o momento da inscrição é um dos critérios de desempate na disputa.

A avaliação do Ministério da Educação é de que os problemas enfrentados pelos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificado) foram pontuais e não chegaram a travar o site, apesar das dificuldades relatadas. O ministério diz que, por enquanto, não há nenhuma previsão de ampliar a capacidade do sistema, previsto para processar 200 mil acessos de uma vez, ou de prorrogar o prazo de inscrição da primeira etapa, que vai até o dia 3 de fevereiro.

Até as 16h, o número de estudantes cadastrados havia chegado a 42 mil - o Sisu estava processando 7 mil inscrições por hora. Estão em jogo 47,9 mil vagas em 51 universidades federais e institutos de tecnologia. É a primeira experiência do gênero feita no País.

Cerca de 2,4 milhões de estudantes fizeram o Enem neste ano. Nem todos, no entanto, devem disputar uma vaga em universidades federais - muitos pelo baixo desempenho e outros pelo interesse em se cadastrar no ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo em instituições particulares também por meio do Enem.

A lentidão deve continuar. Isso porque, mesmo tendo conseguido se inscrever ontem, os candidatos terão de conferir nos dias seguintes as notas de corte - caso sejam muito altas, eles poderão mudar de curso. Ainda assim, o ministério espera que, passada a ansiedade inicial, o sistema se regularize.

A candidata Michele Fukuda, que disputa uma vaga em Enfermagem na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), passou oito horas tentando fazer, sem sucesso, sua inscrição. "Não sei como vai ser nem o que devo fazer. Está tudo bem confuso este ano", disse. "Também prestei em uma faculdade particular porque não quero fazer mais um ano de cursinho, mas o que espero mesmo é estudar numa federal", conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;