Memória Titulo
Descobrimos a localização desta indústria química

"A Rhodia Química dispara na frente como a maior empregadora química. Outras encerraram atividades, mudaram do Grande ABC, se associaram...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"A Rhodia Química dispara na frente como a maior empregadora química. Outras encerraram atividades, mudaram do Grande ABC, se associaram a outras modificando a razão social. O exemplo que deixamos é o da L. Queiroz. Quem sabe dizer onde ficava a empresa desta foto?"

Memória, 1º de janeiro de 2010.

* * *

Enigma resolvido: a fábrica L. Queiroz & Cia da foto ficava na cidade de Vargem Grande Paulista. A informação que tínhamos era que a indústria abriu unidade em São Caetano, na década de 1910, e que recolheu os primeiros impostos municipais em 1916.

A ler Memória, Antonio Guazzelli, nascido e criado em Santo André, não teve dúvidas em colaborar conosco, pois várias vezes, na década de 1950, jogou pelo Palestra de Santo André contra o time da L. Queiroz, então localizada no Interior, à beira da estrada de ferro - como aparece na foto.

"Conversei com o nosso goleiro, o Décio, que confirmou a informação. Ele lembrou que o Palestrinha jogou quatro vezes em Vargem Grande com o time desta firma", conta Antonio Guazzelli.

A FÁBRICA

A L. Queiroz (ou Elekeiroz) surgiu em 1894 como laboratório farmacêutico denominado Queiroz Moura & Cia. Em 1912 passou a se chamar L. Queiroz. Tornou-se pioneira na produção de diversos produtos químicos no País. Em 1986 seu controle acionário foi assumido pela Itaúsa. E em 2002 a empresa assumiu o controle de uma grande companhia petroquímica localizada no pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia.

NOVO PARCEIRO

Além de nos ajudar na identificação da foto da L. Queiroz, Antonio Guazzelli contou-nos muitas histórias. Também forneceu imagens belíssimas da sua cidade, Santo André, e da sua família. Tornou-se um novo parceiro de Memória, como veremos em edições futuras.

Turma do Napolitano e da Rua Agenor de Camargo

Hoje é o aniversário de Edno Ivo, também conhecido por Rosa Branca. Ele nasceu em Santo André, em 19 de janeiro de 1940, filho de Dejanira de Oliveira Ivo e Arlindo Ivo.

Quando jovem, residiu na Rua do Sol, 89, Ipiranguinha. Trabalhou como escriturário na construção do prédio do Mercado Municipal de Santo André, na Avenida Santos Dumont. Faleceu em Santo André em 21 de dezembro de 1964, aos 24 anos. E foi homenageado quando do último reencontro da Turma do Napolitano e da Rua Agenor de Camargo, em dezembro.

Pesquisa: Alcinio Cranchi

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 19 de janeiro de 1980

Manchete - França vai financiar obras de Maluf (Paulo, governador de São Paulo) para o setor energético

Grande ABC - Começam os trabalhos de limpeza depois das últimas enchentes.

Editorial - Vidas e bens continuam ao sabor das águas

Sindicalismo - Jornalistas do Grande ABC defendem criação de delegacia regional do sindicato de classe.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Ninguém pode ser mero espectador.

Polícia - Ladrões matam funcionário público em Diadema.

Falecimento - O adeus do médico Paulo Simioni, de Santo André.

EM 19 DE JANEIRO DE...

1947 - Marceneiro Armando Mazzo, da Laminação Nacional de Metais, em Santo André, é eleito deputado estadual constituinte como representante do Grande ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Praia Grande - Peabuçu, em tupi-guarani. O povoado começou a se formar ao redor da Fortaleza de Itaipu, em 1902. Em 1964 separou-se de São Vicente; foi instalado em 1967, nesta data. O nome deriva da grande extensão de suas praias: 22,5 quilômetros.

Trabalhadores

Nascem em 19 de janeiro:

1 - Laureano Fernandes. 1896. Cachoeira (BA). Industriário da Quimbrasil. Residência: Rua Pijani, 549.

2 - Pedro Carminholi. 1904. Descalvado (SP). Destilador da Rhodia Química. Residência: Parque das Nações

3 - Armando de Angelis. 1926. Natural da Itália. Servente da Rhodia. Residência: Rua Madrid.

SANTOS DO DIA

Canuto, Conrado de Placença, Júlio e Mário.

Na estampa, Mário, a esposa Marta e dois filhos - Audifax e Abacum. Eles viajaram da Pérsia a Roma para venerar os sepulcros de São Pedro e São Paulo. Ao visitar depois os cristãos nos cárceres, foram também detidos e martirizados. Era o ano de 270.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;