Setecidades Titulo
A difícil volta para casa após mais um temporal
Do Diário do Grande ABC
19/01/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Moradores do Grande ABC sofreram mais uma vez na volta para casa, ontem. Foi preciso muita paciência para enfrentar alagamentos, trânsito intenso, problemas no transporte coletivo e falta de luz e de informação em diversas cidades.

Santo André registrou trânsito caótico em vários pontos da cidade, mas os motoristas e passageiros de ônibus sentiram o maior impacto na região central, sobretudo por causa do transbordamento do Rio Tamanduateí e alagamentos em pontos da Avenida Santos Dumont, caminho para quem se dirige a Mauá e a bairros do município, como a região da Vila Luzita.

Em São Bernardo, as avenidas no entorno do Paço Municipal ficaram alagadas e paralisaram toda a região central. Em São Caetano, quatro pontos de alagamento - Avenida Guido Aliberti, Praça Mauá, Avenida Prosperidade e Estrada das Lágrimas - também causaram congestionamentos até por volta das 20h30, segundo a Prefeitura.

A chuva fez também parar o transporte público nos dois principais modais do Grande ABC e tornou mais longa a viagem de milhares de passageiros.

Na Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), às 18h, a circulação era feita somente entre as estações Luz e São Caetano e Mauá e Rio Grande da Serra.

A Operação Paese teve de ser acionada para transportar, por meio de ônibus, usuários entre as estações São Caetano e Mauá, que não podiam ser alcançadas pelos trens devido a alagamentos.

O Corredor Metropolitano da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o popular trólebus, que atravessa Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, também foi prejudicado.

Segundo a EMTU, quase toda a extensão da linha - 33 quilômetros - ficou sem energia. Por conta da falha, os ônibus elétricos ficaram impedidos de rodar e apenas os coletivos a diesel circularam.

O fornecimento de energia começou ser restabelecido aos poucos a partir das 19h15. Pontos de alagamentos foram registrados entre os terminais Diadema e Jabaquara, na Capital, e no Jardim Sonia Maria, em Mauá.

Por causa da chuva, a Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, fechou preventivamente, por volta das 18h40, as pistas da Anchieta entre o Km 10 e o Km 14.

O Ribeirão dos Couros, no Km 13, transbordou, mas não afetou nenhum veículo. Segundo a concessionária, o tráfego permaneceu intenso entre o Km 13 e Km 18 até as 20h20.

Houve queda de energia elétrica em bairros de Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;