Setecidades Titulo Coletiva de Imprensa
Governo de São Paulo adia atualização do Plano SP

Segundo Doria, decisão foi tomada após sistema de contabilização dos casos apresentar instabilidade nos últimos dias

Vanessa Soares
Do dgabc.com.br
16/11/2020 | 14:29
Compartilhar notícia
Divulgação


Em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta segunda-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o adiamento da nova atualização do Plano SP para o dia 30 de novembro. “A atualização do Plano SP, em virtude da pane no sistema de dados do Ministério da Saúde, será feita no dia 30 de novembro. Esta pane afetou a normalização das informações em todo Brasil e aqui em São Paulo em especial. É uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a classificação das regiões do Estado sem ter todos os indicadores disponíveis”, disse o Governador.

Na última semana o sistema SIVEP do Governo Federal, onde os dados sobre a doença são contabilizados apresentam instabilidade, impossibilitando a extração de dados estatísticos sobre a doença. Isso afetou diretamente a contabilização dos números das semanas epidemiológicas 45 e 46. Nesta segunda, o Estado ingressou na 47ª semana epidemiológica.

“Pelos indicadores disponíveis, a maioria da população do Estado hoje seria promovida para a fase verde do Plano SP. Porém, indicadores de ocupação de UTI e internações, sob responsabilidade do Governo do Estado de SP, cresceram nesta última semana em relação à anterior. O momento requer precaução para uma análise mais completa para a proteção da população”, afirmou Doria.

Ainda durante a coletiva, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, fez um alerta para o crescimento de estatísticas de internação pelo coronavírus no estado. Segundo dados apresentados por ele, houve um aumento de 18% no número de internados, tanto na rede pública quanto no sistema privado. Os números, porém, são comparados com a semana epidemiológica 45, quando os dados foram os menores do Plano São Paulo.

“Por precaução e responsabilidade, o Governo do Estado optou por não realizar a reclassificação do Plano SP na data de hoje. Essa medida visa não só a transparência, como principalmente a segurança da população para que haja melhor análise dos índices de saúde”, ponderou o secretário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;