Memória Titulo
Violeiros cantam o rio e a paineira de Mauá

"Quem te plantou já não se encontra mais aqui." (do rasqueado Paineira, de Antenor de Oliveira). "Grande Tamanduá, rio da...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quem te plantou já não se encontra mais aqui." (do rasqueado Paineira, de Antenor de Oliveira).

"Grande Tamanduá, rio da integração." (da canção Tamanduateí, do mesmo autor).

* * *

O músico e maestro João Aletto nos traz o CD nº 3 da sua Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá repleto de novidades. As faixas 1 e 3 são inéditas. O compositor Antenor Aparecido de Oliveira retrata dois valores de Mauá, a paineira histórica da Avenida Barão de Mauá e o Rio Tamanduateí.

As canções deste paulista de Piracaia, que vive desde menino em Mauá, dão título ao álbum. Antenor participa ativamente das comunidades católicas de Mauá e da Orquestra de Violeiros e Berranteiros.

O autor da capa, Clineu Grosso, mauaense, inspira-se nas duas canções para focalizar a paineira e o rio. A paineira, diz a memória oral, foi plantada na década de 1910, portanto, é quase centenária. E o Tamanduateí das nascentes da Gruta Santa Luzia percorre Mauá antes de cruzar Santo André, São Caetano e São Paulo para desaguar no Tietê.

Aletto conta que com o novo CD os violeiros e berranteiros homenageia os artistas plásticos de Mauá, na figura de Clineu e Mitsunaga, autor de quadro belíssimo com o velho grupo escolar de Mauá que ficava ao lado da paineira. A obra de Mitsunaga espalha-se pelo mundo nas louças da porcelana Schmidt e em obras que retratam símbolos da cidade de Mauá.

As faixas 6, 12 e 16 trazem a obra de poetas mauaenses: Mariana Armelin Canova, Francisco Lopes Bessa e João Carlos da Costa.

O CD homenageia a capela Santa Cruz, em Rio Grande da Serra, patrimônio histórico do Grande ABC e exemplo para a própria Mauá, que destruiu as capelas de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, na Vila Carlina.

Em encarte do CD aparece a cidade de São Luiz do Paraitiniga. Lá a orquestra de Mauá se apresentou, antes da tragédia que destruiu a igreja matriz São Luiz de Tolosa.

Enfim, este álbum é um belo presente a Mauá e ao Grande ABC, à música que aqui se pratica e à memória local. Vale prestigiar. Contatos: 9864-8003 e 4516-2603 (João Aletto); 9557-9937 (Sueli Maria); 4519-5525 (Francisco) e 4547-4310 (Edna); e-mail: sueliaries@bol.com.br .

A greve dos 41 dias - 29º dia

Saída da Matriz da Boa Viagem: espaço interno da igreja insuficiente para abrigar a todos os presentes

Em 29 de abril de 1980, o estádio da Vila Euclides completava 10 dias sob intervenção federal. Os metalúrgicos continuavam a ser acolhidos pela Igreja. Na Rua Padre Lustosa, ao lado da Matriz da Boa Viagem, acotovela-se a multidão. De repente, uma porção de produto químico é arremessada. Policiais e metalúrgicos acusam-se mutuamente: quem foi que jogou rapé?

SANTOS DO DIA

Antonia, Catarina de Sena e Pedro de Verona.

Na estampa, São Pedro de Verona (Itália: 1205-1252). Da Ordem dos Dominicanos. Percorreu a Itália pregando a palavra de Jesus.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazzani (Gili) e João de Deus Martinez.

Trabalhadores

Nascem em 29 de abril:

1915 - Luiz Duranto. Natural de Campinas. Setor de embalagem da Rhodia Química. Associado nº 36 do Sindicato dos Químicos.

1917 - Antonio Miguel. Natural de Cravinhos (SP). Associado nº 119 do Sindicato dos Químicos. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Lituânia, 104, Parque das Nações.

1921 - Júlio Avanzo. Natural de Socorro (SP). Associado nº 784 do Sindicato dos Químicos. Ajudante de oficina da Rhodia Química. Residência: Rua Itália, 429.

Fonte - 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 29 de abril de 1980

Manchete - Novo mínimo subirá dia 1º e ficará em torno de Cr$ 4.300

Metalúrgicos - Greve continua inalterada e cresce admissão de operários.

Editorial - E surgirão novos problemas neste Eldorado.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Multinacionais, trabalhadores, siderurgia.

Política - Lançado domingo o PMDB de São Caetano.

Ribeirão Pires - Hoje, a milésima sessão ordinária da Câmara Municipal da cidade.

EM 29 DE ABRIL DE...

1945 - Comuna italiana de Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha pela Força Expedicionária Brasileira.

HOJE

Dia da JOC (Juventude Operária Católica) e Dia Internacional da Dança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;