"Quem te plantou já não se encontra mais aqui." (do rasqueado Paineira, de Antenor de Oliveira). "Grande Tamanduá, rio da...
ouça este conteúdo
|
readme
|
"Quem te plantou já não se encontra mais aqui." (do rasqueado Paineira, de Antenor de Oliveira).
"Grande Tamanduá, rio da integração." (da canção Tamanduateí, do mesmo autor).
* * *
O músico e maestro João Aletto nos traz o CD nº 3 da sua Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá repleto de novidades. As faixas 1 e 3 são inéditas. O compositor Antenor Aparecido de Oliveira retrata dois valores de Mauá, a paineira histórica da Avenida Barão de Mauá e o Rio Tamanduateí.
As canções deste paulista de Piracaia, que vive desde menino em Mauá, dão título ao álbum. Antenor participa ativamente das comunidades católicas de Mauá e da Orquestra de Violeiros e Berranteiros.
O autor da capa, Clineu Grosso, mauaense, inspira-se nas duas canções para focalizar a paineira e o rio. A paineira, diz a memória oral, foi plantada na década de 1910, portanto, é quase centenária. E o Tamanduateí das nascentes da Gruta Santa Luzia percorre Mauá antes de cruzar Santo André, São Caetano e São Paulo para desaguar no Tietê.
Aletto conta que com o novo CD os violeiros e berranteiros homenageia os artistas plásticos de Mauá, na figura de Clineu e Mitsunaga, autor de quadro belíssimo com o velho grupo escolar de Mauá que ficava ao lado da paineira. A obra de Mitsunaga espalha-se pelo mundo nas louças da porcelana Schmidt e em obras que retratam símbolos da cidade de Mauá.
As faixas 6, 12 e 16 trazem a obra de poetas mauaenses: Mariana Armelin Canova, Francisco Lopes Bessa e João Carlos da Costa.
O CD homenageia a capela Santa Cruz, em Rio Grande da Serra, patrimônio histórico do Grande ABC e exemplo para a própria Mauá, que destruiu as capelas de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, na Vila Carlina.
Em encarte do CD aparece a cidade de São Luiz do Paraitiniga. Lá a orquestra de Mauá se apresentou, antes da tragédia que destruiu a igreja matriz São Luiz de Tolosa.
Enfim, este álbum é um belo presente a Mauá e ao Grande ABC, à música que aqui se pratica e à memória local. Vale prestigiar. Contatos: 9864-8003 e 4516-2603 (João Aletto); 9557-9937 (Sueli Maria); 4519-5525 (Francisco) e 4547-4310 (Edna); e-mail: sueliaries@bol.com.br .
A greve dos 41 dias - 29º dia
Saída da Matriz da Boa Viagem: espaço interno da igreja insuficiente para abrigar a todos os presentes
Em 29 de abril de 1980, o estádio da Vila Euclides completava 10 dias sob intervenção federal. Os metalúrgicos continuavam a ser acolhidos pela Igreja. Na Rua Padre Lustosa, ao lado da Matriz da Boa Viagem, acotovela-se a multidão. De repente, uma porção de produto químico é arremessada. Policiais e metalúrgicos acusam-se mutuamente: quem foi que jogou rapé?
SANTOS DO DIA
Antonia, Catarina de Sena e Pedro de Verona.
Na estampa, São Pedro de Verona (Itália: 1205-1252). Da Ordem dos Dominicanos. Percorreu a Itália pregando a palavra de Jesus.
Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazzani (Gili) e João de Deus Martinez.
Trabalhadores
Nascem em 29 de abril:
1915 - Luiz Duranto. Natural de Campinas. Setor de embalagem da Rhodia Química. Associado nº 36 do Sindicato dos Químicos.
1917 - Antonio Miguel. Natural de Cravinhos (SP). Associado nº 119 do Sindicato dos Químicos. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Lituânia, 104, Parque das Nações.
1921 - Júlio Avanzo. Natural de Socorro (SP). Associado nº 784 do Sindicato dos Químicos. Ajudante de oficina da Rhodia Química. Residência: Rua Itália, 429.
Fonte - 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 29 de abril de 1980
Manchete - Novo mínimo subirá dia 1º e ficará em torno de Cr$ 4.300
Metalúrgicos - Greve continua inalterada e cresce admissão de operários.
Editorial - E surgirão novos problemas neste Eldorado.
Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Multinacionais, trabalhadores, siderurgia.
Política - Lançado domingo o PMDB de São Caetano.
Ribeirão Pires - Hoje, a milésima sessão ordinária da Câmara Municipal da cidade.
EM 29 DE ABRIL DE...
1945 - Comuna italiana de Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha pela Força Expedicionária Brasileira.
HOJE
Dia da JOC (Juventude Operária Católica) e Dia Internacional da Dança.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.