Internacional Titulo
Japão desenvolve aparelho para reeducar braços paralisados
Da AFP
27/09/2006 | 09:10
Compartilhar notícia


A empresa japonesa Activelink apresentou nesta quarta-feira em Tóquio um sistema robótico que permite reeducar braços em estado de paralisia por causa de um ataque cerebral.

O aparelho, que pesa 1,8 quilo, tem a forma de uma camisa. Uma das mangas tem incorporado um sistema de captores e compressores de ar com músculos artificiais de borracha. O dispositivo permite detectar os sinais de desejo de movimento e acompanhar os músculos deficientes.

O fato de repetir os gestos com este sistema de reeducação permite recuperar progressivamente as capacidades musculares naturais, segundo os cientistas.

A Activelink pretende testar o aparelho, do qual havia apresentado um protótipo no ano passado, em pacientes hemiplégicos nos próximos meses.

O aparelho pode ser comercializado em meios médicos a partir de março de 2009.

O preço desta "camisa reeducativa" será de dois milhões de ienes (13,5 mil euros), mas a Activeling espera poder reduzir o preço para torná-lo acessível aos particulares.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;