Cultura & Lazer Titulo
Norton Nascimento interpreta Otelo em teatro de SP
Do Diário do Grande ABC
01/12/1999 | 16:29
Compartilhar notícia


Após apresentaçoes especiais para comunidades carentes no Teatro Municipal, entra em temporada nesta quinta-feira, no Teatro Sérgio Cardoso, o espetáculo "Otelo", adaptaçao de Alexandre Montaury para a peça homônima de Shakespeare, com Norton Nascimento liderando um elenco de oito atores.

Nesta adaptaçao, dirigida por Janssen Hugo Lage, a açao imaginada por Shakespeare saiu de Veneza e da |lha de Chipre para transcorrer numa plataforma de petróleo num tempo futuro nao determinado. Cenários e figurinos foram construídos por José de Anchieta, cenógrafo do grupo Ornitorrinco, dirigido por Cacá Rosset.

"A adaptaçao manteve o essencial da trama original", garante Norton. Shakespeare criou "Otelo" a partir de uma novela do italiano Giraldi Cinthio (1504-1573) e, segundo nota do tradutor Oscar Mendes na ediçao da Aguillar, entre outras coisas, mudou o caráter de Iago e transformou Otelo num homem de concepçoes elevadas.

Assim, de uma trama aparentemente simples, Shakespeare criou um dos maiores viloes da literatura dramática, o ressentido Iago, que destrói a vida do bravo general mouro Otelo. Tudo tem início quando Otelo nomeia Cássio para o posto de tenente e casa-se às escondidas com Desdêmona, filha de Brabância, um nobre de Veneza, que tem admiraçao pelo general e o acolhe em sua casa, mas jamais permitiria tal casamento. Sentindo-se preterido, Iago decide vingar-se.

Na mesma noite do casamento, Otelo é enviado pelo senado de Veneza a Chipre para lutar contra a esquadra turca que ameaça invadir a ilha. Com ele viajam Cássio, Iago e Desdêmona. Uma tempestade afunda a esquadra e Iago aproveita o ócio no local para despertar a dúvida no espírito de Otelo, insinuando um caso de amor entre Cássio e Desdêmona.

"Nem voltei a ler o texto original, porque acho importante nao comparar um e outro; o que o público verá é uma adaptaçao para os dias de hoje, tanto na forma de falar quanto nos signos que aparecem no palco", diz Norton. Daí a ambientaçao numa plataforma de petróleo, uma vez que as guerras hoje nao seriam mais causadas pela disputa de território, mas sim pelo "ouro negro".

Norton ressalta que poderia ter montado um monólogo ou uma comédia para ganhar dinheiro fácil, mas preferiu o desafio de produzir uma ousada adaptaçao. "Acho importante a realizaçao de uma montagem de Otelo com um ator negro como intérprete", diz. Ele lembra que "Otelo" mostra como mesmo um homem nobre pode ser conduzido e destruído por uma disputa mesquinha. "Fico feliz por poder levar uma mensagem espiritual ao público, por poder dizer no palco como é tolo disputar o poder pelo poder, o quanto tudo isso é efêmero".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;