Economia Titulo
Governo vai incentivar produção e venda de carro elétrico
20/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo pretende lançar na semana que um programa de incentivo ao desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil. A informação é do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Ele faz parte de grupo criado no fim do ano para discutir a questão. Em palestra no XXII Forum Nacional, ele contou que o grupo de trabalho foi criado na esteira da concessão de benefícios fiscais a produtos da linha branca que consomem menos energia.

"A ideia é tentar repetir o modelo no mercado automotivo. Já há, inclusive, sistema de etiquetagem compulsória de veículos que deve ser posto em prática", disse. Além da etiquetagem, o plano de desenvolvimento do veículo elétrico terá outras quatro linhas de atuação: a redução do IPI para este tipo de veículo, de forma gradual a fim de evitar aumento de importações; maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com a criação de centro de tecnologia automotiva semelhante ao da Embrapa na agropecuária; usar as compras governamentais para criar demanda pelos veículos híbridos, e incluir essa tecnologia no planejamento energético nacional, que terá de pensar soluções de infraestrutura para atender à nova demanda.

Neste último quesito, Barbosa lembrou que o crescimento do consumo é pequeno (estudos de Itaipu indicam que, se 10% dos carros brasileiros fossem movidos a energia elétrica, a demanda adicional de energia seria de 0,2%), mas são necessários pontos de abastecimento com voltagem superior a 220 volts. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;