Política Titulo Sem novidade
Assembleia faz audiência para cumprir tabela

Debate sobre Orçamento estadual aborda demandas antigas

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
22/06/2012 | 07:28
Compartilhar notícia


Os deputados estaduais que representam o Grande ABC na Assembleia Legislativa participaram de audiência pública para discutir a pauta de reivindicação da região, que pode se tornar emendas ao Orçamento paulista para 2013, mas na plenária foram discutidas as mesmas demandas apresentadas ano passado, e que não diferem das reivindicações apresentadas em plenárias anteriores.

Novamente, Saúde e Segurança estiveram no centro do debate. Entre as demandas específicas para a região debatidas ano passado e não contempladas no Orçamento vigente estão a instalação de uma delegacia seccional e de um posto do IML (Instituto Médico-Legal) em Mauá, aumento do efetivo da Polícia Militar e obras para contenção de enchentes no Grande ABC.

O deputado estadual Carlos Grana (PT) não poupou críticas à falta de resposta às reivindicações regionais. "É meu primeiro ano como deputado e, do que foi apresentado pelas plenárias do Orçamento em todo o Estado, muito pouco foi incluído no Orçamento", disse o petista.

Segundo Grana, mesmo com o empenho da Assembleia em ouvir a sociedade, o governo estadual não repassa os recursos. "De qualquer forma, não podemos desistir do método que propicia pelo menos o debate e apresenta as demandas."

Coordenador do GT de Saúde do Consórcio, o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, apresentou como prioridades para a região a necessidade de um hospital regional de retaguarda e ampliação da oferta de leitos no Hospital Cerraria, de Diadema, e Mário Covas, de Santo André, e dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de exames e consultas médicas especializadas.

O deputado estadual Donisete Braga (PT) fez menção à necessidade de investimentos de mobilidade urbana no Grande ABC. "Esse é um tema que é uma preocupação latente, que atinge todos nós. Espero que o governo do Estado possa cumprir o compromisso de investimento no Expresso ABC, até 2015", disse o parlamentar. Nessa área, uma das que avançaram na região, o Palácio dos Bandeirantes também investe na reforma das estações da CPTM, modernização de tres e no metrô leve, que ligará São Bernardo à Capital.

A plenária foi presidida pela deputada Regina Gonçalves (PV), integrante da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia. Para ela, ainda há reivindicações pendentes, mas já houve avanços.

"Em nenhuma região o Orçamento do Estado será 100% atendido, mas temos que entender que muitas das reivindicações apresentadas já estão contempladas em programas e ações existentes."

 

ORÇAMENTO REGIONAL

Regina foi autora da emenda parlamentar aprovada pela Assembleia que regionaliza o Orçamento estadual. A partir de 2013, cada região do Estado terá conhecimento do montante encaminhado para cada área. "Desse modo, ficará mais fácil acompanhar os investimentos nos municípios." A estimativa de arrecadação do Estado para 2013 é de R$ 180 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;