Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Arquivos e os ensinamentos que chegam do Brás

Será lançado amanhã, às 18h, na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Paulo, o livro O Mundo dos Trabalhadores...


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

09/09/2009 | 00:00


Será lançado amanhã, às 18h, na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Paulo, o livro O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, organizado por Antonio José Marques, de São Caetano e responsável pelo arquivo da entidade, e por Inez Stampa, gerente de coordenação do projeto Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

O livro foi editado pela CUT e pelo Arquivo Nacional e traz artigos conceituais sobre trabalhadores urbanos e rurais produzidos, entre outros, por Leonilde Servolo de Medeiros, Marco Aurélio Santana e o brasilianista John French, autor de inúmeros trabalhos sobre a história do Grande ABC.

A publicação também faz apresentação dos arquivos dos trabalhadores preservados no âmbito da CUT, em centros de documentação de importantes universidades brasileiras e também em alguns países, como Argentina, Peru, Portugal e Espanha.

ARQUIVO

Antonio José Marques é um amigo de muitos anos, excelente profissional, acadêmico especializado na área Arquivista. Na primeira gestão do prefeito Celso Daniel, em Santo André (1989-1992), insistiu para que a Prefeitura cuidasse melhor do seu Arquivo Geral, que guarda a documentação oficial de todo o Grande ABC, já que entre 1938 e a data da emancipação das outras seis cidades, foi Santo André que cuidou dos documentos aqui gerados desde a criação do Município de São Bernardo, em 1889.

Toninho teve êxito apenas parcial, porque o assunto, muito técnico, imaginava-se resolvido com o sistema - que já foi moderno - da microfilmagem. Hoje o Arquivo Geral de Santo André, que os menos avisados chamam "de arquivo morto", jaz em dependências da Craisa, na Avenida dos Estados.

Antonio Marques segue carreira na CUT e se preocupa com a boa destinação dos documentos ali gerados. O arquivo da CUT está em ótimas mãos, os arquivos das nossas sete cidades não. Seria bom que em cada prefeitura houvesse um Toninho Marques. Pelo menos que o livro por ele organizado, em parceria com Inez Stampa, pudesse chegar aos municípios todos, e não apenas os do Grande ABC.

CARTAZES SINDICAIS

Até 25 de setembro a CUT promove em sua sede nacional, no bairro paulistano do Brás, a exposição Movimento Sindical: 30 anos em cartaz. São 68 cartazes expostos. Eles levam a assinatura de Elifas Andreato, Marcatti, Paulo Caruso, Ohi entre outros ilustradores e cartunistas. Foram produzidos especialmente para o movimento sindical entre 1979 e 2009.

Tradicional meio de comunicação entre sindicatos e trabalhadores, as imagens e palavras de ordem utilizadas condensam parte da conjuntura política e social do Brasil no período: campanhas contra a carestia e o desemprego; o movimento das Diretas Já, convocações de mobilizações, embates dos trabalhadores com os governos, entre outros temas. As peças pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de setembro de 1979

Manchete - Com exclusividade para o Diário, Jânio (Quadros, ex-presidente da República) faz análise da atual situação e revela temores. A entrevista foi concedida ao jornalista Aleksandar Jovanovic, editor de Política.

Política - Ricardo Zaratini Filho, ex-banido político, declarou que vai se filiar ao MDB e lutar por um programa democrático.

Santo André - A Exposição do Exército montada no Parque Duque de Caxias (futuro Celso Daniel) será encerrada hoje.

Editorial - Vereadores de Santo André insistem na autofagia.

Futebol - Santo André de técnico novo: estreia hoje José Carlos da Silva Fescina.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é aniversário de Nuporanga, que significa ‘Campos Belos'. Tornou-se município em 1885, quando se separou de Batatais; rebaixado a bairro de Orlândia em 1909, recupera a autonomia em 1926.

HOJE

Dia do Médico-Veterinário, Dia do Administrador de Empresas, Dia do Técnico de Administração, Dia da Velocidade e Dia da Coréia do Norte.

SANTOS DO DIA

Cirano, Dorotéia, Pedro Claver, Tibúrcio, Tomás de Vilanova e Valentiano.

EM 9 DE SETEMBRO DE...

1909 - Concedida autorização para celebração de missas na capela de Santa Cruz, em Pilar, hoje Mauá.

1929 - Prefeito Saladino sanciona a lei nº 286 que proíbe o trânsito de carros de eixo móvel em toda a região.

1939 - Prefeito Décio de Toledo Leite baixa o ato nº 385 que dá novas denominações a cinco escolas de Santo André: Escola Ruy Barbosa (antiga Escola 1º de Maio), Escola Almirante Tamandaré (antiga Escola 16 de Julho), Escola Princesa Isabel (antiga Escola 13 de Maio), Escola Dom Pedro II (antiga Escola 9 de Julho) e Escola Martins Fontes (antiga Escola Santo André da Borda do Campo).

1969 - Governo baixa o ato institucional nº 14 que estabelece a pena de morte no Brasil e a prisão perpétua em caso de "guerra revolucionária ou subversiva".

1994 - Ônibus espacial Discovery, lançado nos Estados Unidos, leva seis astronautas para fazer estudos atmosféricos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;