Internacional Titulo
ONG adverte que catástrofes naturais vao piorar
Do Diário do Grande ABC
15/05/2000 | 15:43
Compartilhar notícia


As catástrofes naturais que afetam os países pobres vao piorar, se nao for encontrada uma soluçao para o reaquecimento do planeta, advertiu nesta segunda-feira a Organizaçao Nao Governamental (ONG) britânica Christian Aid.

Como exemplo, a ONG evocou o furacao Mitch, que em outubro e novembro de 1998 devastou a América Central, com um balanço de 10 mil mortos.

Segundo Christian Aid, daqui a 2020, até três quartas partes da populaçao mundial, a maioria em países nao desenvolvidos, podem sofrer secas e inundaçoes.

Nos próximos 20 anos, poderao ocorrer 245 catástrofes ``naturais' maiores, afirma Christian Aid em um informe intitulado ``Catástrofes nao naturais'.

``Ironicamente, os países mais pobres sofrem e nós acreditamos que é por culpa da contaminaçao dos mais ricos', afirmou Malcolm Rodgers, dirigente da Christian Aid.

Segundo as estatísticas apresentadas por esta ONG, 80% dos gases responsáveis pelo efeito estufa sao emitidos pelos países desenvolvidos, enquanto 96% das mortes devidas a catástrofes naturais se produzem nos países em vias de desenvolvimento.

Segundo dados oficiais dos governos centro-americanos, o furacao Mitch causou 9.214 mortos, 9.171 desaparecidos e mais de US$ 6,5 bilhoes em perdas, afetando principalmente Honduras e Nicarágua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;