Setecidades Titulo
São Bernardo tem violência zero nos desfiles
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
08/02/2005 | 16:54
Compartilhar notícia


São Bernardo estreou com sucesso seu novo sistema de segurança para o desfile de suas escolas de samba, que contou com 32 câmeras espalhadas ao longo da avenida Aldino Pinotti. Não houve registro de nenhuma ocorrência grave, muito menos de tumulto. Além das câmeras, 150 policiais militares e cem guardas municipais foram responsáveis por abordar as pessoas que freqüentaram a avenida.

Logo na entrada da avenida, todos os visitantes eram revistados. Outra revista também era feita no acesso às arquibancadas. A medida não agradou o marceneiro Antônio Luís da Costa, 39 anos, morador do bairro Demarchi. “Já me revistaram na entrada, precisavam fazer a mesma coisa agora? Acho que foi demais”, reclamou. Já a recepcionista Ângela Sá, 25, gostou do procedimento. “É melhor pecar pelo excesso do que facilitar a vida dos bandidos. Quem não deve não teme a revista”, disse a moça.

As câmeras digitais foram distribuídas da seguinte maneira: oito atrás da arquibancada, quatro na concentração, quatro na dispersão e 16 ao longo da Aldino Pinotti, incluindo a área de som e a entrada das autoridades. O aluguel do equipamento para o Carnaval custou R$ 8 mil à Prefeitura, pagos para a empresa Sensor Sistema de Segurança Ltda.

O monitoramento foi feito por meio de dois monitores instalados em uma cabine e coordenado pelo guarda municipal Celso Bianchini. Uma policial militar e uma guarda municipal ficaram durante todo o desfile atentas às telas para detectar qualquer movimentação suspeita. Munidas com radiocomunicadores, caso notassem algo nas câmeras, avisariam o PM ou o guarda mais próximo do local para que verificassem o que estava ocorrendo.

“Felizmente, não aconteceu nada. Ajudou muito a divulgação que teríamos esse sistema na avenida. Inibiu a ação de possíveis marginais”, afirmou o guarda municipal Celso Bianchini.   O motorista Marco Antônio Viereti, 37 anos, aprovou os novos equipamentos de segurança. Ele foi ao desfile com a mulher, Andréia, 31, a filha Priscila, 6, e a amiga da família Lídia Maria de Souza, 41, que levou a filha Bianca, 7. “Todo ano vejo o desfile em São Bernardo, mas este ano está melhor em termos de segurança”, afirmou o mecânico.

A opinião foi compartilhada pelo segurança Sebastião Vanderlei, 40 anos, que estava acompanhado da mulher, Maria Margarete, 38, e dos amigos Gilmara, 28, e Mário Magalhães, 45. “Gostei muito dessas câmeras, que intimidam quem pretende fazer qualquer tipo de crime ou causar confusão. Espero que nos próximos anos elas continuem”, disse Vanderlei.

O trio formado pelas irmãs Karen Soraia dos Santos, 18 anos, e Roberta Soares dos Santos, 15, além da amiga Daniela Elena da Silva, 24, era um dos mais animados das arquibancadas da passarela do samba. Elas se sentiram mais seguras com as novas câmeras. “Acho que está ajudando até para assustar quem quer fazer brincadeiras de mau gosto e dar aquelas cantadas muito agressivas. Até agora, ninguém avançou muito, como já aconteceu em outros anos”, disse Karen, que trabalha como vendedora.

Os desfiles em Santo André e Diadema também transcorreram com tranqüilidade em termos de segurança, sem registro de ocorrências graves.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;