Política Titulo
Lula acompanha embarque de tropas brasileiras para o Haiti
Do Diário OnLine
Com Agências
28/05/2004 | 08:38
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na próxima segunda-feira, na Base Aérea de Brasília, da cerimônia de embarque de parte das tropas brasileiras que vão servir em missão de paz no Haiti. O país vai enviar um efetivo de 1.200 militares das três Armas (Marinha, Exército e Aeronáutica) para reforçar o efetivo das Nações Unidas (ONU). A tropa estará sob o comando do general-de-brigada Américo Salvador de Oliveira.

O envio das tropas ao Haiti é uma importante iniciativa dentro da pretensão brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, cuja expansão é um pleito constante e permanente do Brasil nos últimos anos.

O Ministério da Defesa informou que o envio de militares brasileiros para missões de paz obedece a diretrizes traçadas pela política externa brasileira. A participação do país em missões internacionais segue os princípios de não intervenção, defesa da paz, solução pacífica dos conflitos e repúdio ao terrorismo e ao racismo. A participação do efetivo brasileiro na estabilização do Haiti foi aprovada pelo Congresso Nacional.

Ainda segundo o Ministério da Defesa, o momento que vive o Haiti indica que a fase de "imposição da força" já foi ultrapassada e as facções políticas nacionais concordam com a presença internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;