Setecidades Titulo Em São Bernardo
Cavalaria da PM tem tratamento VIP

Preparados para atuar em locais com grande público, animais recebem série de cuidados

Nilton Valentim
Diário do Grande ABC
16/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Tsunami, Naruto, Bolt, Maestro, Bush e Lady Laura, Elvis, Torresmo, Pietá, Pandora e Jurema. Os 11 cavalos do 6º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de São Bernardo fazem por merecer o tratamento especial que recebem diariamente. Os animais vivem uma rotina que inclui alimentação, banho, escovação, cuidados veterinários e carinho. E retribuem conduzindo os soldados em ações de prevenção e combate ao crime pelas ruas e nas proximidades dos estádios de futebol em dias de jogos. Em Mauá, existem outros 17.

Os equinos, da raça BH (Brasileiro de Hipismo), iniciam a ‘carreira militar’ com 6 meses de idade. São recrutados de acordo com o porte físico (projeção do tamanho que alcançarão quando adultos) e do temperamento de seus pais, dentre outras características. 

O treinamento começa com 1 ano. Os cavalos aprendem a conviver com situações extremas e a não se assustar diante de ocorrências como explosões de bombas ou mesmo de uma bexiga. Estão prontos quando conseguem ser, ao mesmo tempo, imponentes (ao ponto de assustar os mal-intencionados) e dóceis o suficiente para chamar atenção dos cidadãos. Se aposentam após 20 anos de atuação. Quando param, vão para uma fazenda no Interior, ou viver com o seu condutor, caso o policial tenha interesse e local apropriado.

“O cavalo é fundamental. Atua onde uma viatura ou moto não conseguem chegar. Onde tem um grande número de pessoas, o policial a pé não tem visão. Sobre o animal, ele vê e se torna visto. Além disso, no Grande ABC há quatro times de futebol. Com um batalhão de cavalaria na região, a ação é mais direta, pois os policiais já conhecem as características de cada estádio”, destaca o capitão João Francisco Terron.

Atuando há 18 anos na cavalaria, o cabo Gledson Godoy destaca o poder de ação que o animal proporciona. “Um cavalo consegue administrar 1.000 pessoas. Causa um efeito psicológico muito forte. O animal é alto e forte, com o policial em cima fica ainda maior. Desperta muito respeito. A atuação é preventiva, pois o cidadão de bem se sente seguro e os que querem praticar o ilícito ficam inibidos ao perceber a nossa presença”, afirma.

Antes de iniciar a jornada diária, os equinos passam por uma série de cuidados. O policial olha se ele comeu, se tem algum ferimento, se os pelos do rabo estão no tamanho ideal e até se há algum objeto preso em suas patas. “São seis horas dedicadas a eles. Eu até posso ficar sem almoçar. O cavalo jamais”, diz o cabo Godoy, que já teve seis montarias na PM.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;