Internacional Titulo
Carlos Mesa propõe plebiscito múltiplo na Bolívia
Da AFP
21/02/2005 | 18:32
Compartilhar notícia


O presidente Carlos Mesa propôs, nesta segunda-feira, a celebração de um plebiscito múltiplo relacionado, simultaneamente, a consultas sobre a autonomia e as eleições diretas para prefeitos (governadores) e membros da Assembléia Constituinte. "Temos de conseguir algo muito difícil, mas que não é impossível, de forma simultânea", destacou o chefe de Governo.

A proposta está baseada nas conhecidas limitações do tesouro público local. "Pode o país se dar ao luxo de realizar eleições separadas no curso de seis ou sete meses seguintes?", perguntou Mesa durante um encontro com jornalistas. "Do ponto de vista do dinheiro público, o ideal é um só processo eleitoral. Não gostaria de bloquear a possibilidade a uma eleição sob a justificativa de falta de verbas", advertiu.

Mesa pretende realizar eleição direta de prefeitos (governadores) para o dia 12 de junho, após o próspero departamento de Santa Cruz (leste) iniciar de fato um processo autonômico no fim de janeiro passado.

A proposta foi registrada no momento em que Mesa recebe pressões de regiões do leste e do sul boliviano que exigem a implantação do regime autônomo do poder central de La Paz.

O chefe de Governo também enfrenta ações de regiões do oeste e do centro bolivianos, setores sociais e partidos que se pronunciam a favor da instalação da Assembléia Constituinte, onde deveriam ser discutidos, entre outros pontos, as autonomias regionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;