Cultura & Lazer Titulo
De olho na moda
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
10/10/2010 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


A primavera já chegou e o verão está a caminho. Correto? No entanto, no mundo na moda, sempre antenado, já começam a pipocar as primeiras apostas do que está por vir no próximo inverno. Tais tendências puderam ser vistas no evento Senac Moda Informação 2011, realizado no fim de setembro.

Para entender melhor a estação, as tendências foram divididas em cinco: Arte Moderna, Dioríssimo, Riff Rock, Club Dandy e Remake 70's.

A Arte Moderna prioriza os vestidos de linha A, do tipo trapézio, reminiscências de criações de Mondrian além de vestidos, golas grandes, decote careca, bolsos chapados, calças secas e curtas.

Na Dioríssimo, a mulher pode esperar peças femininas, com silhuetas dos anos 1950 e 1960, como vestidos e saias rodados, plissados e casaquetos retos ou acinturados.

Como o próprio nome diz, o Riff Rock vem com muitas tachas, franjas, argolas, correntes e, claro, muito preto. Alguns exemplos são leggings e fuseaus, assimetria nos decotes e bainhas, vestidos e casacos em linha ‘y'.

É na mistura do masculino com feminino que baseia-se a Club Dandy, com alfaiataria com toques de glamour. Há também um quê militar e de aviador. "Alguns exemplos são smoking, estampa risca de giz", explica a consultora de moda Raquel Sebe Müller.

E no Remake 70's, o folk e suas peles - naturais ou sintéticas - vêm com toda força, quase um desejo primitivo.

Bastante em alta em 2011, os tricôs serão o must have. Tranças com volumes, pontos grossos, formas quadradas (mais larguras do que comprimentos), casacos com 80 cm de comprimento, botões com pedrarias, rendas (sim elas continuam!) misturadas com tricô, contraste nos acabamentos, aplicações de flores, pontos com volumes nos ombros.

No quesito acessórios de tricô, a consultora de moda Cecília M. Seibel destaca as golas, capinhas curtas, gorros com tranças, echarpes grandes (quase mantas) e franjas.

ACESSÓRIOS
Divas, arquitetura, música e cinema estão entre as referências na hora de criar acessórios. A dica da fashion designer Beth Salles é a velha máxima de que ‘menos é mais'.

Dentre os destaques estão bolsas carteiras ou de mão, alças douradas, cintos finos, broches, pérolas, laços, boinas, óculos de gatinho, maxicachecóis, couro misturados com metais, banho de ouro velho, níquel, brincos grandes em formas de candelabro, muito preto e dourado.

Nos pés uma verdadeira democracia: bicos finos, chanel (ele volta com força total), peep toes, Oxford (obrigatório), botas, coturnos com muitas amarrações, meia pata, bicos quadrados, patchwork, ankle boots, tamancos, bicos quadrados, além de meias e polainas. Agora é só esperar o tempo esfriar no ano que vem e renovar o visual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;