Cultura & Lazer Titulo
Mauá confere leitura da peça ‘Vestido de Noiva’
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
08/11/2005 | 08:40
Compartilhar notícia


Mauá volta a receber nesta terça, um ano após a primeira apresentação na cidade, a leitura dramática encenada de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. A direção é de Vagner Luís e participam Leona Cavalli (a Valdete, da novela Belíssima, da Globo), Fransérgio Araújo, Adão Filho, Patrícia Winceski e elenco. A sessão, com entrada franca, será realizada às 20h, no Teatro Municipal.

Diferentemente da apresentação anterior, em que o grupo Aves de Arribação contou com apenas dois microfones, desta vez haverá 12, espalhados por três diferentes planos da encenação: a realidade, a alucinação e a memória. Isso garante maior agilidade à apresentação que, diferentemente dos espetáculos comuns, poderá ter atores com papéis em mãos, que falarão seus textos ao microfone. A encenação conta com cenários, figurinos e iluminação.

“Dar o sentido do texto sem se valer da ação é um desafio. Mas como Vestido de Noiva é um texto muito rico, cheio de detalhes e ação, fica muito bonito na leitura dramática encenada”, afirma Leona Cavalli. No palco, ela vive a protagonista Alaíde, uma jovem de classe média alta que é atropelada. Após o acidente, no plano real, ela é atendida por uma equipe médica, enquanto jornalistas tentam obter mais informações sobre o ocorrido.

No plano da alucinação, Alaíde encontra-se com Madame Clessi, uma prostituta morta 30 anos antes. E no campo da memória, a jovem relembra os atritos com a irmã Lúcia – da qual roubou o namorado, Pedro, e com quem se casou – e dos planos desta com Pedro, que agora tramam a morte de Alaíde para ficarem juntos.

A ação se passa nos anos 40 mas, para Leona, a peça continua atual. “É a história de uma pessoa que agoniza e revê uma série de valores relacionados à família, à hipocrisia social e ao preconceito”, diz.

Vestido de Noiva – Leitura dramática encenada. Dir.: Vagner Luís. Com a cia. Aves de Arribação. Nesta terça, às 20h. Patrícia Winceski, Adão Filho e elenco. No Teatro Municipal de Mauá – r. Gabriel Marques, s/nº. Tel.: 4555-0086. Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;