Cíntia Bortotto Titulo
Você sabe o que são os Moocs?
Do Diário do Grande ABC
17/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Sempre costumo comentar sobre a importância do autodesenvolvimento nesta coluna, tanto para a carreira quanto em nível pessoal. Não poderia deixar de mencionar sobre uma ferramenta interessante, que tem gerado boa demanda no mundo todo: os Moocs. Você já ouviu falar deles?

Os Moocs (do inglês, Massive Open On-line Courses) são cursos on-line de nível Superior gratuitos e massivos, que começaram a ser introduzidos no mercado em 2011 por universidades de ponta dos Estados Unidos, como a Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

A primeira a ter esta ideia e colocá-la em prática foi a Universidade de Stanford. Na ocasião, ofereceu na rede o curso Inteligência Artificial, que contou com a participação de mais de 160 mil pessoas do mundo todo. A iniciativa foi considerada um sucesso, pois não era necessário passar por qualquer processo seletivo para ter acesso a esse conhecimento. Além disso, com o formato de EAD (Educação a Distância), o aluno tem a possibilidade de assistir as aulas quando e como quiser.

Esse tipo de ferramenta vem se disseminando, e o interesse, inclusive aqui no Brasil, crescendo. Você quer adquirir conhecimento? Quer interagir com pessoas do mundo todo? Mas é preciso também ter disciplina e foco, além de muita dedicação.

Falar inglês também pode fazer toda a diferença na hora de fazer um curso desse tipo. Até existem alguns cursos legendados ou dublados em português, mas, na maioria das vezes, você vai precisar entregar trabalhos escritos em inglês.

Aliás, uma coisa muito interessante que otimiza o sistema que o curso funciona é a forma de avaliação, que tem a ver com isso. Pense só: como viabilizar a avaliação de trabalhos escritos por milhares e milhares de alunos? Os Moocs utilizam sistema chamado peer-assessment, ou ‘avaliação pelos pares’ que funciona assim: cada vez que você entrega um trabalho, deve avaliar os de alguns colegas, selecionados aleatoriamente pelo sistema e de forma anônima. Se não fizer isso, sua nota é penalizada.

Muita gente pergunta: mas como fica a interação entre os alunos? Com mundo digital isso não é algo tão complicado. A utilização de fóruns e grupos auto-organizados em redes sociais como o Facebook e o Google+ suprem esta função e costumam ser altamente utilizados, bem como os tele-encontros no Hangout ou até mesmo encontros presenciais.

Gostaria de aproveitar este espaço para sugerir alguns dos principais provedores de Moocs. O Coursera, lançado em abril de 2012 por professores da Universidade de Stanford, tem mais de 4 milhões de alunos. O Udacity, também de Stanford, tem como foco cursos de computação e oferece até mestrado reconhecido. O EdX, fundado pelo MIT e pela Universidade de Harvard, também é referência. No Brasil, tem destaque o Veduca, com diversas opções de cursos.

E aí? Já pensou em aproveitar todo este conhecimento?

Fica minha dica. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;