Internacional Titulo
Grupo paramilitar decide manter trégua na Irlanda do Norte
Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 12:07
Compartilhar notícia


O principal grupo paramilitar da Irlanda do Norte recuou. Após ameaçar romper a trégua em vigor desde outubro de 1994, o grupo Combatentes pela Liberdade do Ulster, emitiu um comunicado desistindo de novos ataques. No entanto, reafirmou que nao vai tolerar investidas contra áreas protestantes no norte e oeste de Belfast.

A busca de uma soluçao através de negociaçoes pacíficas foi decidida após os apelos feitos pelos líderes de sua própria ala política, o partido Democrático de Ulster.

A trégua foi vital para a negociaçao do acordo de paz, celebrado há dois anos, pondo fim à violência entre protestantes, que formam a maioria e defendem a manutençao dos laços com o Reino Unido, e os católicos, defensores da independência da província.

O grupo paramilitar conta com mais de 2 mil membros em locais de classe operária de Belfast, e acusa a populaçao católica de tentar promover uma ``limpeza étnica' na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;