Internacional Titulo
Advogado quer que instituições indenizem vítimas do apertheid
Do Diário OnLine
17/06/2002 | 15:30
Compartilhar notícia


O advogado Edward Fagan, que conseguiu o pagamento de US$ 1,25 bilhão a vítimas do nazismo por instituições suíças, acionou agora a Justiça contra as instituições americanas e suíças que apoiaram o regime de segregação racial na África do Sul, conhecido como apertheid.

O polêmico Fagan anunciava sua ação na praça Paradeplatz, em frente aos bancos Credit Suisse e UBS, quando uma multidão interrompeu-o, alegando que ele queria apenas manchar o nome das instituições suíças. Ele pedirá cerca de US$ 50 bilhões em uma ação contra esses bancos suíços e o americano Citicorp, proprietário do Citibank.

Segundo o advogado, essas instituições concederam empréstimos ao governo sul-africano nos anos de 1985 e 1993, ajudando o regime a comprar armas.

O advogado estava acompanhado de Dorothy Molefi, mãe de Hector Petersen, um jovem de 13 anos morto pela polícia durante um levante popular ocorrido em 1976 contra o apartheid. Outras 80 sul-africanos deverão ser os co-autores da ação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;