Economia Titulo Bolha
Preços das commodities sobem e analistas falam em 'bolha'
11/05/2009 | 07:13
Compartilhar notícia


Os sinais de recuperação da economia mundial ainda são incipientes, mas o sentimento de que o pior da crise ficou para trás foi mais do que suficiente para impulsionar o preço das commodities - matéria-prima de valor agregado.

Com o apetite por riscos renovado e o aumento da liquidez no mercado, os fundos de investimento voltaram a carregar suas carteiras com contratos futuros de metais, energia e produtos agrícolas, inflando as cotações dessas matérias-primas.

Nos últimos 30 dias, o índice de commodities CRB (Commodity Research Bureau) acumulou alta de 7,5%, mas vários componentes da cesta registraram ganhos de dois dígitos. O petróleo, principal deles, subiu 10,7%. A soja avançou 11,5% e o açúcar, 20%. Os preços já são os mais altos desde novembro, setembro e agosto, respectivamente.

Na verdade, a recuperação começou antes, entre o fim de fevereiro e o início de março deste ano. Desde então, o índice CRB subiu mais 20%; petróleo e soja, mais de 30%; e o cobre, impressionantes 41%.

A escalada iniciada em março, após oito meses seguidos de queda, está diretamente associada à entrada de capital especulativo nas Bolsas. Os fundos de investimento ampliaram suas compras de contratos de petróleo, soja, café, algodão, cobre e açúcar na expectativa de vendê-los por preços mais altos no futuro.

Segundo levantamento do banco de investimento Barclays Capital, o saldo de compra dos fundos nos principais mercados futuros de commodities passou de 273,2 mil contratos, em 3 de março, para 458,4 mil, em 28 de abril, uma expansão de 67,7%.

Um economista de um banco brasileiro explica que uma combinação de fatores explica a súbita elevação das commodities. "Esses mercados refletem a percepção de que o risco diminuiu e o pior da crise foi superado após a divulgação de alguns dados positivos nos Estados Unidos. Supostamente, todos os ativos, incluindo as commodities, deveriam ter uma melhora neste cenário".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;