Cultura & Lazer Titulo CINEMA
Revelando uma eleição

Filme mostra influência do dinheiro em período político

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
07/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As discussões políticas sempre podem ser acaloradas. Em época de eleição, as pessoas saem pelas ruas brigando por suas opções partidárias. Ao menos é isso o que parece.

A divisão de opiniões acaba entrando na tênue linha entre posicionamento ideológico e a oportunidade de melhorar de vida. É esse o tema do documentário 'Porta a Porta - A Política em Dois Tempos', em cartaz nesta semana às 18h, no Cine Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2.073. Tel.: 3285-3696), em São Paulo.

Em sua estreia na direção, Marcelo Brennand viajou para a pequena cidade de Gravatá, no interior de Pernambuco, e acompanhou durante três meses o que ele chamou de "uma das campanhas eleitorais mais disputadas do País". A briga pode não ser tão significante quanto é vendida, mas é dura o bastante para movimentar toda a comunidade local.

Os acontecimentos seguem conforme o título: os militantes de cada partido passam por todas as casas para tentar influenciar o eleitorado. A lente observadora (e ainda tímida) do diretor revela que a grande motivação dos envolvidos acaba por ser a oportunidade de emprego.

No período de 90 dias, todos deixam seus mal pagos serviços do cotidiano pobre para garantir renda melhor graças a candidatos a prefeito e vereador. Mas o que nasce como oportunidade financeira acaba por tomar outro caminho conforme o dia da eleição se aproxima. A movimentação política se torna tão intensa que brigas e discussões são comuns. Os debates ganham certo tom cômico com argumentos falhos e nada convincentes de ambas as partes.

A sinceridade dos ‘personagens' é tamanha que um deles afirma para um colega: "Tu tá nesse tipo de política com consciência. Não existe isso mais". O documentário não explica questões políticas, mas chama a atenção por demonstrar como essa rápida época rica influencia histórias particulares de diferentes formas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;