Sua Saúde Titulo
Amebíase

Infecção causada por um parasita unicelular chamado Entamoeba histolytica que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino

Leo Kahn
21/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Infecção causada por um parasita unicelular chamado Entamoeba histolytica que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino, mas freqüentemente o órgão preferencial a ser comprometido é o fígado.

Esse protozoário pode penetrar na circulação, a partir do intestino e formar abscessos no fígado, estes podem romper-se para o interior do abdômen ou mesmo do tórax comprometendo as pleuras (camada que reveste os pulmões) ou o pericárdio (camada que reveste o coração) e raramente podem formar tumorações no intestino que se denominam ‘amebomas'.

Cerca de 1% da população mundial está infectadas, embora qualquer um possa ter amebíase, ela é mais comum em pessoas que vivem em áreas tropicais de condições sanitárias ruins.

A transmissão geralmente ocorre ao ingerir água ou comida contaminada, ao colocar algo na boca que tocou em fezes de alguém infectado pelo parasita, ou manusear superfícies contaminadas e levar à boca cistos (ovos) de E. histolytica.

O diagnóstico é realizado pelo exame de fezes, que detecta o parasita com certa facilidade, sendo que na forma mais invasiva são necessários exames de imagem como tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética. Quando o diagnóstico não for possível por identificação do cisto utilizam-se exames de sangue para a detecção da presença de anticorpos contra o parasita. Às vezes, para confirmação diagnóstica, além do exame de imagem, os médicos usam agulhas finas para puncionar os abscessos.

SINAIS E SINTOMAS

Geralmente são moderados e pode incluir diarréia, dor estomacal e cólica estomacais. A disenteria por amebíase é uma forma severa da doença associada à dor estomacal, fezes com sangue e febre. Em ocasiões raras, E. histolytica pode invadir o fígado e formar um abscesso ou se espalhar para outras partes do corpo, como pulmões ou cérebro.

SAIBA MAIS

Somente de 10% a 20% das pessoas infectadas ficam doentes.

Das pessoas que ficam doentes com amebíase, os sintomas geralmente desenvolvem dentro de 2 a 4 semanas, podendo variar ainda por muitas mais tempo.

A Entamoeba histolytica e outra ameba Entamoeba dispar, a qual é 10 vezes mais comum, parecem iguais sob o microscópio, porém, infecção pela E. dispar não deixa a pessoa doente e desta forma não precisa de tratamento.

A contaminação fecal dos alimentos e da água é a principal causa da contaminação, as medidas de saneamento básico como tratamento da água e esgotos são decisivas na prevenção desta doença.

Os alimentos mais frequentemente contaminados são os vegetais cultivados junto ao solo.

A higiene destes alimentos crus deve ser rigorosa com detergentes potentes seguido de imersão em solução de vinagre ou ácido acético por 10 a 15 minutos.

A água somente após ser fervida fica totalmente livre destes protozoários.

O tratamento adequado destes pacientes ajuda a eliminar fontes de propagação da doença, principalmente na zona rural onde a água tratada não é sempre disponível.

Os hábitos gerais de higiene como lavar as mãos após o uso do sanitário são medidas de educação que com certeza contribuem na prevenção.

A fiscalização dos prestadores de serviços na área de alimentos pela vigilância sanitária é muito importante. Pode-se adquirir de outras formas, mas são bem menos frequentes e estão restritas praticamente a pessoas com a imunidade comprometida.

As situações de doença extra-intestinal ou invasiva são as que levam aos casos mais extremos que evoluem para a morte do indivíduo infectado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;