Internacional Titulo
Sérvia acende chama no monumento da resistência à Otan
Do Diário do Grande ABC
13/06/2000 | 00:07
Compartilhar notícia


O presidente da Sérvia, Milan Milutinovic, acendeu nesta segunda-feira, em Belgrado, a chama do monumento lembrando a resistência sérvia, um ano após o fim dos bombardeios da Otan contra a Iugoslávia.

"Esta chama eterna será o símbolo da resistência do povo sérvio a agressao da OTAN. Será um farol para nossos amigos e uma advertência para nossos inimigos", declarou Milutinovic.

O ministro iugoslavo da Defesa, general Dragoljub Ojdanic, afirmou que o povo sérvio "nao ameaça a liberdade de ninguém, mas está decidido a defender a sua liberdade por todos os meios".

O pedestal em que repousa o obelisco de 30 metros tem a seguinte inscriçao: "Que esta chama arda eternamente lembrando a guerra que 19 países da Otan, Estados Unidos, Canadá, Gra Bretanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, Grécia, Turquia, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Portugal, Islândia, Noruega, Luxemburgo, Polônia, Hungria e República Tcheca fizeram contra a Sérvia de 24 de março a 10 de junho de 1999".

O monumento foi instalado no Parque da Amizade, próximo a antiga sede do Partido Comunista Iugoslavo, um prédio de vidro e ferro de 20 andares destruído pelas bombas da Otan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;