Internacional Titulo
Ex-agente da CIA se diz vítima da 'politização da inteligência'
Da AFP
16/03/2007 | 14:53
Compartilhar notícia


A ex-agente da CIA Valerie Plame, no centro de um escândalo político e midiático desde que foi revelada sua identidade em 2003, se apresentou nesta sexta-feira ante uma comissão legislativa como uma vítima da politização da inteligência dos Estados Unidos pela Casa Branca.

"Como profissional da inteligência, estou muito preocupada com a politização crescente e insidiosa de nosso sistema de inteligência", declarou Plame ante uma comissão da Câmara de Representantes e um batalhão de fotógrafos.

Em julho de 2003, quando o marido de Plame, o ex-embaixador Joseph Wilson, acusou o governo de George W. Bush de ter exagerado na ameaça iraquiana para justificar a guerra, a imprensa, citando fontes anônimas da Casa Branca, revelou que Plame trabalhava para a CIA.

"Ler esse artigo me causou o efeito de levar um golpe no estômago. Minha carreira acabou em um instante. E imediatamente pensei na segurança de minha família, dos agentes estrangeiros, das redes com as quais havia trabalhado", explicou a ex-agente, que falou em público pela primeira vez sem estar ao lado de seu marido desde o início do caso.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;