Política Titulo
Progressão continuada
Diego Sartorato
Especial para o Diário
27/07/2006 | 08:12
Compartilhar notícia


Única mulher entre os três candidatos a deputado estadual pelo PMDB de Santo André, a professora aposentada Maria Antônia de Oliveira Vedovato afirma que irá concentrar sua campanha na educação. Entre as defesas de campanha, a peemedebista destaca como principal bandeira a permanência da polêmica Progressão Continuada – sistema adotado pelo governo estadual onde o estudante não repete –, considerada ineficiente pela maioria dos educadores. Para ela, o problema não é a fórmula aplicada, mas sim as condições dadas hoje aos professores.

“Se eleita, quero atuar para conquistar melhoria na formação dos profissionais e aumento salarial”, afirma.

Para ela, os professores precisam ser preparados de forma diferente. “A clientela que temos hoje não é a mesma dos anos 60 e 70. É um grupo que vem de famílias que não tinham acesso à educação em décadas passadas”, explica.

Maria ressalta ainda que as propostas dos candidatos ao governo do Estado para a educação estão longe de ser as ideais. “Existe a proposta de dois professores por sala (sugestão do tucano José Serra), mas dois professores despreparados dá na mesma. Outros querem ainda extingüir a Progressão Continuada (idéia do petista Aloizio Mercadante), atitude da qual discordo”, diz.

Ela relembra que enquanto ocupou a suplência do Conselho Estadual de Educação foi partidária da implantação do sistema que acaba com a repetência na rede pública.

“A Progressão Continuada é muito criticada porque foi implantada de uma forma intempestiva”, avalia. Maria Antônia acredita que faltou o Estado rever o conceito das avaliações.

Racha – Enquanto os demais candidatos a deputado estadual pelo partido – o vereador Sargento Juliano e Wilson Bianchi – disputam a preferência dos eleitores trocando farpas, Maria Antônia prefere ficar de fora do racha interno. “Tenho um bom relacionamento com os dois, não entro nessa briga.”

O tom diplomático da candidata é mantido também ao comentar o trabalho dos atuais deputados estaduais da região. “Conheço o trabalho do (Vanderlei) Siraque (PT), ele tem uma atuação muito boa. Orlando Morando (PSDB) também é bastante presente”, avalia.

A candidata diz ainda não ter candidato à presidência. “O partido nos deixou livres. Estou acompanhando as notícias e avaliando qual candidato irei apoiar.” (Supervisão de Lola Nicolás)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;