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Ferroanel: agora vai

Depois de mais de uma década de discussões estéreis entre...

Dgabc
23/08/2012 | 00:00
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Artigo

Depois de mais de uma década de discussões estéreis entre os governos federal e estadual, os estudos para a implementação do Ferroanel estarão concluídos em outubro e as obras, ao que tudo indica, deverão ter início em 2013. Já não era sem tempo. Afinal, essa obra haverá de dar maior fluidez ao transporte de cargas pelo modal ferroviário, liberando a via férrea dedicada ao transporte de passageiros - que igualmente ganhará maior fluidez -, além de diminuir a circulação de caminhões e carretas na região metropolitana de São Paulo.

Diz-se isso porque, finalmente, houve a definição do terceiro trecho do Ferroanel, o Noroeste, fechando assim o círculo em torno da Região Metropolitana. Até o ano passado, o governo federal queria dar prioridade à implantação do tramo Norte - de Jundiaí a Itaquaquecetuba -, enquanto o governo paulista defendia que a obra deveria começar pelo tramo Sul - do extremo da Zona Sul de São Paulo à cidade de Ribeirão Pires, no Grande ABC.

Parece que o governo federal ganhou a queda de braço, ainda que o trecho Sul, do ponto de vista econômico, parecesse mais importante porque irá transportar grandes volumes de cargas que passam pela Marginal do Rio Tietê, nos sentidos Leste-Oeste e vice-versa, além de resolver o problema do transporte de passageiros. Já o trecho Norte irá agilizar também o transporte de cargas procedentes da região Centro-Oeste, especialmente de Goiás. Seja como for, o importante é que a obra saia do papel.

Em julho, as autoridades federais e estaduais definiram o trecho Noroeste, que totalizará 200 quilômetros em torno da Região Metropolitana, entre Mairinque e Campo Limpo. Esse tramo, porém, será o último a ser construído, talvez porque está contemplado numa região em que hoje não há grande fluxo de mercadorias. Segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), as obras do Ferroanel darão outro dinamismo à movimentação de cargas no Porto de Santos, especialmente porque serão também superados os atuais obstáculos do sistema de cremalheira na Serra do Mar. Hoje, passam por esse trecho, no máximo, 4 milhões de toneladas/ano, mas, a partir de 2014, segundo a ANTT, a cremalheira já terá sua capacidade duplicada.

Mauro Lourenço Dias é engenheiro eletrônico, vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, de São Paulo, e professor de pós-graduação em Transportes e Logística na Unicamp.

PALAVRA DO LEITOR

Política

Saiu neste Diário: ‘Com Grana eleito, ministro da Secretaria-Geral da Presidência afirmou que a cidade poderá vir a receber maior repasse de verba federal' (Política, dia 19). E sem o Grana, será que Santo André ficará sem a grana?

Flávio Giroldo, Santo André

Resposta

Em relação à carta do leitor Silvio Roberto dos Santos (Iluminação, dia 14), a Prefeitura de Mauá esclarece que os fios de telefonia soltos na Avenida Dom José Gaspar e na Rua Otávio Pereira são de responsabilidade da AES Eletropaulo. Ao realizar esse tipo de trabalho, a AES Eletropaulo deveria comunicar, simultaneamente, à Vivo, que é responsável pela retirada da fiação solta. A Prefeitura de Mauá entrou em contato com a empresa de telefonia, a qual informou que solucionaria imediatamente o problema.

Prefeitura de Mauá

Ecovias - 1

Não queremos que a limpeza e manutenção sejam realizadas apenas quando é feita alguma reclamação. Os usuários querem da Ecovias a limpeza e manutenção preventiva de forma rotineira e programada. E que haja eventual fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. Pagamos altos impostos e pedágio para isso.

Charles França, São Bernardo

Ecovias - 2

Gostaria de parabenizar este Diário por ser o único veículo de informação do Estado de São Paulo que tem coragem e faz duras críticas à Ecovias pelo abandono da nossa Via Anchieta. Apesar de ser a rodovia com o mais caro pedágio de toda a América Latina por um curto trecho, seu estado é de total abandono. Os caminhões dominam a faixa da esquerda, tanto em trecho de serra como no planalto sem a menor fiscalização. A iluminação, que foi a melhor do País em uma rodovia, hoje é um lixo! Suas antigas e potentes luminárias foram substituídas por outras de quinta categoria, além de mais de 30% delas estarem desligadas ou queimadas. Não adianta reclamarem com a Artesp (órgão regulador do governo do Estado), muito menos com a comissão de transportes da Assembleia Legislativa. Todos eles fazem vista grossa ao problema.

Moysés Cheid Júnior, São Bernardo

Fantoche

O ex-presidente Lula vai aparecer no programa de TV do Haddad. Será que se por azar nosso Haddad ganhar a eleição vai governar sozinho ou Lula e sua turma vão estar por trás e ele vai ser fantoche do agora quase mudo ex-presidente? O Lula, de tão bonzinho e de tanta maracutaia, não quer ficar longe de nada que possa render frutos. E até na presidência da CBF ele está se metendo? Na verdade, imitando o grande e fraco Obama, o Lula realmente é o cara... de pau. Já deveria ter sumido depois do Mensalão!

Antônio José G.Marques, Capital

Acima do STF?

Com que conhecimento de causa Márcio Thomaz Bastos diz que ninguém do Mensalão será preso neste ano? Além de se ‘considerar' o melhor criminalista do País ele está acima da Suprema Corte? Ele esqueceu de avisar ao povo brasileiro. Mas como no Brasil tudo e todos andam de braços dados e dominados por quadrilhas, não nos resta dúvida de que ele diz a verdade, nada mais do que a verdade! E o pior é que com conhecimento prévio. As cartas já estão marcadas! É isso?

Beatriz Campos, Capital 




Comentários

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